Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sobrevivência dos arquivos da Guerrilha do Araguaia é tema de palestra em 22/5

Imagem de cartaz de divulgação do evento

19/05/2014

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Em 2004, quando os chefes militares brasileiros foram indagados sobre o paradeiro dos documentos arquivísticos relativos à Guerrilha do Araguaia, negaram a existência dos mesmos e alegaram que teriam sido destruídos, em sua totalidade. O discurso dos militares foi endossado pelo governo e justificado com base nos decretos anteriores à Lei 8.159, que teriam determinado a legalidade da destruição.

Anos depois a essas afirmações, no entanto, diversas obras bibliográficas publicadas sobre essa temática surpreendentemente apresentavam em suas páginas diversos documentos arquivísticos originais digitalizados, reveladores de detalhes inéditos sobre a Guerrilha, como a missão das Forças Armadas e dos sistemas de informação de desmantelar esse movimento.

Sobre esta sobrevivência dos arquivos, a pesquisadora da Universidade de Brasília, Shirley Carvalhêdo, vai proferir palestra com o tema A sobrevivência dos arquivos da Guerrilha do Araguaia: "mito" e ramificação, no dia 22/5, às 10h, no prédio da expansão da Fiocruz. O evento é uma iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e é aberto ao público.

Serviço

Palestra A sobrevivência dos arquivos da Guerrilha do Araguaia: "mito" e ramificação
Dia: 22 de maio
Hora: 10h
Local: Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, 4º andar, sala 405. Av. Brasil, 4036, Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ.

Voltar ao topoVoltar