Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário debate as infecções fúngicas em pacientes com Covid-19 (11/8)


09/08/2021

Por Antonio Fuchs e Paula Gonçalves (INI/Fiocruz)*

Compartilhar:

A Vice-Direção de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) promoverá, no dia 11 de agosto, o 3º Seminário Científico 2021, às 14 horas, com o tema Infecções fúngicas em pacientes com Covid-19: diagnóstico clínico e laboratorial. A atividade será apresentada por Rodrigo de Almeida Paes, chefe do Laboratório de Micologia do INI, e Andréa d'Avila Freitas, médica infectologista e tecnologista em Saúde Pública da unidade. O encontro será moderado pelo pesquisador Dayvison Freitas, do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa.

O seminário poderá ser assistido na tela abaixo ou pelo canal do INI no YouTube. Inscreva-se aqui e ative a notificação no botão de sino para receber o lembrete!

Sobre o seminário

As infecções fúngicas são complicações comuns em pneumonias virais, especialmente em pacientes debilitados. Aspergilose, candidíase e mucormicose têm sido diagnosticadas como coinfecções em pacientes com Covid-19, causando quadros debilitantes e fatais. Com o ritmo de divulgação atual, notícias diversas espalham-se pelas redes, algumas equivocadas. Conhecer a visão científica técnica e embasada ajuda a difundir informações corretas e permite aos profissionais de saúde uma maior acurácia diagnóstica e melhor manejo dos casos.

Conheça os palestrantes

Andréa d’Avila Freitas é médica infectologista formada pela Universidade Gama Filho, mestre em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e doutora em Microbiologia Médica e Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FCM/Uerj). É Tecnologista em Saúde Pública pelo INI/Fiocruz e médica infectologista do Complexo Hospitalar de Niterói/RJ e foi professora adjunta da disciplina de Doenças Infecciosas da FCM/Uerj.

Rodrigo de Almeida Paes é microbiologista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). É Tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz, Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e chefe do Laboratório de Micologia do INI/Fiocruz. Atua em projetos nas áreas de micologia médica, sobretudo diagnóstico, tratamento e virulência de fungos patogênicos humanos.

Infecções fúngicas em pacientes com Covid-19: diagnóstico clínico e laboratorial

* Edição: Juana Portugal

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar