Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa Inova completa quatro anos


10/08/2022

Claudia Lima (CCS)

Compartilhar:

O Programa Inova Fiocruz foi pauta da reunião de agosto do Conselho Deliberativo da Fiocruz, realizada presencialmente em 1 e 2/8, no Campus Manguinhos-Maré. Os coordenadores-gerais Milton Moraes e Claude Pirmez participaram virtualmente e apresentaram um balanço do programa, conduzido pelas vice-presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB). O Inova Fiocruz foi lançado em 2018 com o objetivo de estimular a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na instituição, promovendo a articulação de todas as suas áreas. 

O vice-presidente da VPPIS, Marco Krieger, ressaltou a capacidade institucional de investir na pesquisa mesmo em período de grandes restrições. “Temos o compromisso de garantir a continuidade e a execução dos projetos”, afirmou. Nos últimos quatro anos, foram investidos aproximadamente R$ 135 milhões, investimentos no Sistema Fiocruz de Ciência, Tecnologia e Informação (CT&I) da Fiocruz com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e do Fundo Fiocruz de CT&I.

Foram lançados 22 editais em 32 áreas de pesquisa, trabalho que mobilizou 253 avaliadores internos e 187 externos. O balanço contabiliza 1.851 projetos submetidos aos editais, dos quais 659 foram aprovados. Apresenta também diagnóstico e resultados do primeiro ciclo de editais, que teve majoritariamente projetos nas categorias de pesquisa biomédica; de desenvolvimento e reposicionamento de medicamentos; de vacinas e reativos para diagnóstico; e de dispositivos médicos. A predominância foi de pesquisas relacionadas a doenças negligenciadas e a diagnóstico, com destaque para Leishmaniose, Malária, Doença de Chagas e Arboviroses.

*Fotos: Peter Ilicciev (CCS)

Voltar ao topoVoltar