Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Profissionais da VPPCB visitam instituições científicas de Portugal e participam de reunião


29/05/2023

Por Comunicação VPPCB

Compartilhar:

 

Representantes de duas áreas da Vice-Presidência de Pesquisa (VPPCB/Fiocruz) participaram da reunião Os Biobancos na Lusofonia, em 19/4. Eles foram a convite do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), de Lisboa (Portugal), local sede do evento. No encontro, Aline da Silva Soares Souto, da coordenação de Coleções Biológicas, e Carlos Roberto Sobrinho do Nascimento, da gerência do Biobanco Covid-19 da Fiocruz (BC19-Fiocruz) fizeram apresentações sobre as Coleções Biológicas da Fiocruz e a Infraestrutura do BC19-Fiocruz, respectivamente. A reunião foi uma atividade que antecedeu o 6º Congresso Nacional de Medicina Tropical, realizado nos dias 20 e 21/4, no mesmo Instituto. 

O objetivo do encontro foi criar uma Rede Lusófona de Biobancos que englobe tanto instituições com infraestruturas já existentes como as que têm interesse em implementá-las, para compartilhar experiências e aumentar a visibilidade e impacto na esfera global. Também se buscou expor a importância das Coleções Biológicas da Fundação, do BC19-Fiocruz e de duas redes portuguesas, o Biobanco.pt e a Microbial Resource Research Infrastructure (MIRRI-PT).

Aline Souto e Carlos Nascimento informam que um dos desdobramentos da reunião foi o acordo de avançar com a iniciativa de consolidação da Rede Lusófona de Coleções e Biobancos. Um documento será elaborado para consolidação da estrutura e definição dos membros. Nesse primeiro momento, os objetivos da rede são possibilitar o intercâmbio científico e de amostras biológicas; promover a captação de recursos para os membros da rede; e possibilitar a elaboração de documentos e protocolos usando modelos compartilhados pelos membros da rede.

Durante a estadia em Portugal, Aline Souto e Carlos Nascimento ainda visitaram os seguintes espaços do IHMT: o Biobanco Biotropical Resources (Biotrop), as coleções entomológica e malacológica e o museu. O intuito foi entender a lógica de estruturação e organização dessas coleções. Além destes, conheceram a Micoteca da Universidade do Minho (MUM) e a sede do MIRRI, para observar como a Infraestrutura Europeia de Pesquisa de Recursos Microbianos – MIRRI-ERIC, na mesma universidade, é organizada nacionalmente e no âmbito europeu. “Temos interesse em fortalecer as relações institucionais com a MUM e a MIRRI-ERIC”, observa Aline Souto.

 

 

*Foto: Divulgação VPPCB/Fiocruz

Voltar ao topoVoltar