Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Portal Periódicos Fiocruz divulga consulta sobre acesso aberto e ensaios clínicos

Imagem de divulgação da consulta pública

12/04/2016

Por: Juliana Reis (Portal Periódicos Fiocruz) e Fernanda Marques (Editora Fiocruz)

Compartilhar:

Um editorial publicado ao mesmo tempo em 14 periódicos. O objetivo? Dar visibilidade à proposta de compartilhamento de dados de ensaios clínicos - preservando o anonimato, a privacidade e a segurança dos pacientes e voluntários envolvidos nos estudos). O assunto é alvo de uma consulta pública promovida pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), que estará aberta até 18/4/2016. Como as recomendações editoriais do ICMJE são adotadas por muitos periódicos científicos brasileiros do campo da saúde, em breve, o impacto da proposta será evidenciado na comunicação científica do país.

Em resposta a uma solicitação do Portal de Periódicos Fiocruz, o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS) divulgou uma nota no dia 8/3, afirmando que a disponibilização e compartilhamento de dados básicos de pesquisa científica são uma forte tendência na moderna comunicação científica e têm por finalidade aumentar a reprodutibilidade, confiabilidade e transparência dos experimentos, especialmente ensaios clínicos. Defensora do acesso aberto, a Bireme está inclinada a apoiar a proposta do ICMJE sobre o compartilhamento de dados de participantes de ensaios clínicos. Antes de confirmar esta ação, faz-se necessário avaliar a obrigatoriedade desta recomendação para os periódicos indexados nas bases da BVS, do Brasil e dos demais países da América Latina e Caribe. Desta forma, a Bireme irá formar uma comissão para estudar o tema e oportunamente tornar pública sua decisão.

O assunto vem motivando iniciativas em todo o mundo, reforçando a necessidade de promover e ampliar o debate sobre a proposta com editores, indexadores, redes de pesquisa clínica, agências reguladoras, indústrias, comunidade acadêmica e sociedade em geral. De acordo com o Committee on Data for Science and Technology, há uma urgência para que as grandes entidades representativas da ciência internacional incentivem os dados abertos como importante meio para maximizar a criatividade das pesquisas, mantendo o rigor científico e garantindo que o conhecimento seja um bem público global, e não apenas um bem privado.

Acesse a matéria completa no Portal de Periódicos Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar