Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Observatório em CT&I apresenta ferramenta de monitoramento científico 


05/10/2022

Withiner Marques (CCS) 

Compartilhar:

As novas alterações dos indicadores do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz (Observatório CT&I em saúde) foram apresentadas no Conselho Deliberativo na última quinta-feira (29/9). A coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Vanessa Jorge, falou sobre o processo de elaboração da versão beta do dashboard (painel interativo) de produção científica da Fundação. 

Para essa versão, foi estabelecida uma parceria entre a Fiocruz e o Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT). O objetivo é dar transparência às bases de dados que serão coletadas para elaboração dos indicadores do Observatório CT&I em saúde. “É uma iniciativa que busca contribuir para a gestão e para a formulação de políticas institucionais de inovação. Podemos acrescentar a esfera educacional nestas mudanças, porque, a partir desse trabalho, conseguiremos visualizar novas possibilidades para a área de educação”, afirmou Vanessa Jorge. 

A ferramenta agrega dados de diversos tipos de produções bibliográficas e filtros que facilitam a navegação. A plataforma realiza um garimpo de dados com o objetivo de buscar possíveis novas fontes de informação, fortalecidas pela atualização semestral dos dashboard. Outro ponto destacado na reunião foi como o monitoramento das informações científicas e tecnológicas ocupam espaço no movimento da ciência aberta, na perspectiva da transparência pública e no conjunto de dados que a Fundação pode oferecer, cooperando para a ampliação do acesso democrático a essas informações. 

Voltar ao topoVoltar