Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Museu da Vida vai levar planetário digital ao campus Manguinhos

Foto de visitantes no planetário digital

21/09/2016

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Compartilhar:

Como parte das atividades de comemoração dos 10 anos do Ciência Móvel, o Museu da Vida vai instalar um planetário digital no campus Manguinhos da Fiocruz, no dia 30 de setembro, na Tenda da Ciência Virgínia Schall. Com entrada gratuita, o planetário promete uma viagem ao universo em pleno campus da Fiocruz. Haverá duas sessões diferentes: a primeira é o Comemorando o Equinócio de Primavera, para crianças acima de 7 anos; e Galileu Galilei abalou o Céu!, para o público acima de 14 anos. Em caso de dia ensolarado, haverá ainda observações de manchas solares, ao final de cada sessão.

O planetário digital será montado dentro da Tenda Virginia Schall. Foto: Roberto Oscar

O programa lembra o Equinócio de Primavera, que marca a chegada da estação no Hemisfério Sul, no dia 23/09, com atividade especial: observações do céu do Rio de Janeiro na nova estação vista a partir do novo planetário digital do museu itinerante. O propósito de Comemorando o Equinócio de Primavera é dar oportunidade ao visitante de conferir o pôr do sol, as constelações, planetas e astros. Na atividade, será possível reconhecer e localizar algumas das estrelas e constelações visíveis nesse período.

A outra ação Galileu Galilei abalou o Céu!, levará o público a fazer uma viagem no tempo e no espaço. Ele será transportado a Pádua, na Itália, nas noites de janeiro do ano de 1610 para acompanhar as observações e descobertas que Galileu fez com seu “tubo óptico” (o telescópio). O visitante verá com os próprios olhos as surpresas que abalaram as concepções de céu no século 17: uma infinidade de estrelas novas, algumas delas esquisitas em Júpiter, fases em outro planeta, buracos e montanhas gigantescas na Lua. Depois dessa experiência, o céu nunca mais será o mesmo.

Serviço

Evento: Esquenta 10 Anos Ciência Móvel com o Planetário Digital
Local: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Data: 30 de setembro
Atividades – horários
- Comemorando o Equinócio de Primavera: às 9h, às 10h, às 14h30 e às 15h30
- Galileu Galilei abalou o Céu!: às 11h, às 13h30
Entrada: grátis
Duração: cerca de 40 minutos

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar