Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

MS e Fiocruz lançam Programa Unidos pela Vida em favor do povo Yanomami 


14/04/2023

David Barbosa (CCS)

Compartilhar:

Em mais uma resposta à emergência em saúde pública vivida pelos povos indígenas, a Fiocruz criou, a pedido do Ministério da Saúde (MS), o Programa Unidos pela Vida em favor do povo Yanomami. O objetivo é orientar os diferentes setores da sociedade que desejam somar esforços e colaborar com o Governo Federal no enfrentamento à crise.  

O programa inclui a criação de uma plataforma que direcionará a captação de doações, segundo as prioridades estabelecidas pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Yanomami) do Ministério da Saúde. O contato com a equipe pode ser feito pelo e-mail unidos@fiocruz.br ou pelo WhatsApp (21) 96471-6464.  

Coordenada pelo Escritório de Captação de Recursos, a ação é parte das contribuições ao ministério articuladas por meio da Sala de Situação para Terra Indígena Yanomami, criada em janeiro e organizada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz).  

“A criação de uma plataforma para captação de doações, em alinhamento com as prioridades estabelecidas pelo COE-Yanomami, representa um importante passo para ajudar essas comunidades”, destaca a vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Patricia Canto. “Esperamos contar com a colaboração de todos para auxiliar na garantia da saúde e do bem-estar desses povos tão significativos para o Brasil.” 

A iniciativa é resultado da experiência já acumulada pela Fiocruz durante a pandemia, a partir do Programa Unidos Contra a Covid-19, com formato semelhante ao do Unidos pela Vida e lançado em 2020 para articular o apoio da sociedade a ações de enfrentamento à pandemia. Na época, o Unidos contra a Covid chegou a arrecadar mais de R$ 515 milhões em doações de instituições e pessoas físicas, aplicados na produção de vacinas, na ampliação da capacidade de testagem para a Covid-19, no apoio às populações vulnerabilizadas e na condução de pesquisas e projetos de assistência à saúde. 

Para mais informações, acesse a página do Programa.

Voltar ao topoVoltar