Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições: webinar Armazenamento de amostras biológicas humanas em pesquisa


11/09/2023

Comunicação VPPCB/Fiocruz

Compartilhar:

A Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC) e a Rede Fiocruz de Biobancos (RFBB) promovem o webinar Armazenamento de amostras biológicas humanas em pesquisa. O evento, que acontece no dia 20/9, das 14h às 16h30, é voltado para todos/as profissionais que realizam pesquisa com seres humanos.

O webinar será transmitido pela plataforma Teams. Para participar é preciso fazer o credenciamento pela página Even3 Eventos.

Programação
 
14h | Abertura – Plataforma de Pesquisa Clínica da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas

- Aspectos éticos: detalhamento sobre consentimento, regulamentações vigentes e processos de revisão ética | Palestrante: Gustavo Steffanoff (curador do Biobanco Covid-19 da Fiocruz e membro da Conep)

- Padrões e diretrizes internacionais: breve visão das diretrizes ISBER, NCI, BBMRI-ERIC e ISO20387 | Palestrante: Paulo Holanda (Bioquallis)

- Integridade e viabilidade da amostra | Palestrante: Mariana Siqueira (Bio-Manguinhos)
 
- Biossegurança: abordagem sobre as práticas recomendadas, equipamentos de proteção e treinamentos relacionados à biossegurança | Palestrante: Simone Machado (CTBio)

- Desafios da Fiocruz para garantia de qualidade de amostra da instituição: apresentação breve sobre os biobancos da Fiocruz e discussão sobre os principais desafios enfrentados no país | Palestrantes: coordenação RFBB e curadores dos biobancos do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Bio-Manguinhos, do Instituto René Rachou, do Instituto Gonzalo Moniz e do Biobanco Covid-19

- Debate

Voltar ao topoVoltar