Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inquérito epidemiológico de Covid-19 da Fiocruz já começou


01/07/2020

CCS e Cogepe

Compartilhar:

Trabalhadores de diversos vínculos (servidores e terceirizados) e estudantes que estejam em atividade presenciais, em regime contínuo ou em revezamento, e que não apresentem sintomas relacionados à Covid-19, já podem agendar o teste sorológico para participar do inquérito epidemilógico interno da Fiocruz. Por razões logísticas e operacionais, a testagem acontece de forma escalonada, em vários pontos de coleta e em datas diferentes. A divulgação do calendário e locais de testagem será feita por unidade e coordenação.

O inquérito visa levantar dados sobre a imunidade da comunidade interna contra o novo coronavírus. Até o fim de julho, a testagem chegará a todas as unidades. O processo foi iniciado no Instituto Nacional de Infectologia da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) e na Fiocruz Ceará, e está sendo ampliado gradativamente. A partir desta quarta-feira (1º/7), começará a testagem dos voluntários de coordenações e unidades situadas no Campus Manguinhos (veja listagem abaixo*).

Os testes sorológicos são realizados a partir da coleta de sangue do indivíduo e servem para indicar a exposição prévia ao SARS-CoV-2, mesmo que não tenha havido qualquer sintoma. São fundamentais em estudos epidemiológicos para entender a dinâmica da infecção numa população. Os resultados não devem ser interpretados de forma individual, pois podem ocorrer falso positivos e falso negativos. Ou seja, a pessoa pode ter anticorpos e mesmo assim o resultado ser negativo ou ela pode não ter os anticorpos e o exame atestar positivo.

Para saber mais sobre o inquérito e o teste sorológico, acesse a Cartilha Inquérito epidemiológico de Covid-19 da Fiocruz.

Outro exame segue disponível

O outro teste realizado mediante agendamento no Nust/CST é o RT-PCR, utilizado para detecção da fase aguda da doença, ou seja, quando a infecção ainda está em curso e há o risco de contágio. Esse teste tem sido disponibilizado desde abril aos trabalhadores da Fiocruz que estejam atuando presencialmente e apresentem algum dos sintomas relativos à Covid-19 ou tenham tido contato com algum colega de trabalho diagnosticado com a infecção.

O procedimento é diferente do teste sorológico: o material genético é coletado do nariz e garganta por meio de uma espécie de cotonete. O agendamento para esses casos deve ser solicitado pelos telefones (21) 3885-1781, 3885-1308 ou 3885-1097, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Fique atento à novas informações em relação à testagem e acompanhe outras notícias internas no endereço: https://portal.fiocruz.br/comunicacaointerna

Leia também: Fiocruz realizará inquérito sorológico para Covid-19 na comunidade interna, publicada no Boletim da Presidência.

--------

*Postos de testagem a partir de 1º/7 no Campus Manguinhos:

Centro de Recepção do Museu da Vida - Estação do Trenzinho: Presidência, COC, EPSJV, Cogic, Cogepe, Cogeplan

Bio-Manguinhos: Bio-Manguinhos, Icict e Cogetic

Ensp: Ensp

IOC: IOC

Farmaguinhos: Farmaguinhos

ICTB: ICTB e Cogead

INCQS: INCQS

INI: INI

Voltar ao topoVoltar