Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz retoma os exames periódicos


18/07/2023

Ascom - Cogepe

Compartilhar:

A Fiocruz iniciou novo ciclo de exames periódicos de saúde em seus servidores. O processo seguirá um cronograma e se iniciará pelas seguintes unidades: IAM (Fiocruz Pernambuco), Bio-Manguinhos, Cogic, Farmanguinhos, IFF e IRR (Fiocruz Minas). O critério de definição das unidades foi temporal, tendo como base o período de realização do último exame periódico. Confira no canal da Cogepe no YouTube um vídeo com a médica do trabalho e chefe do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST), Flavia Lessa, sobre o retorno dos exames periódicos e a importância da participação de todos os servidores.  

Agendamento 

Todos os servidores habilitados receberão uma carta de convocação. Os servidores da Cogic e da Fiocruz Minas devem agendar seus exames com a secretaria do Nust, pelos telefones (21) 2598-4295 ou (21) 3885-1662 ou no e-mail examesperiodicos@fiocruz.br. Nas demais unidades o agendamento será realizado diretamente com os Nusts locais. 

Adesão 

A participação nos exames periódicos não é obrigatória, embora a adesão ampla dos servidores seja fundamental para auxiliar na criação de ações de promoção da saúde individuais e coletivas na instituição. Os servidores que se recusarem a participar deverão apresentar termo de recusa, conforme o Decreto 6.856, de 25 de maio de 2009. Os exames serão realizados levando em conta a previsão legal e os riscos ocupacionais, como forma de prevenção de doenças e promoção da saúde. Os servidores terão até 45 dias para concluir o processo. 

Inovação 

Uma novidade neste novo ciclo de exames periódicos é a inclusão de um levantamento específico para fatores alimentares e nutricionais. Uma forma de monitorar e intervir em casos de alerta para doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas), principais causas de morte no país. Além deste levantamento, os servidores responderão a questionários médico e psicossocial. Com isso a Fiocruz amplia o entendimento dos exames periódicos na administração pública, realizando uma abordagem interdisciplinar, a partir do olhar da Psicologia, Serviço Social, Nutrição e Educação Física.  

Ampliou-se, também, a oferta de exames complementares para além do rol mínimo previsto pelo Decreto. O objetivo é identificar possíveis danos e agravos relacionados aos riscos ocupacionais e atuar sobre os determinantes de adoecimentos no ambiente de trabalho.  

Voltar ao topoVoltar