Início do conteúdo

Fiocruz recebe seminário de ciências sociais e zika em 30/3


29/03/2017

Compartilhar:

Por: Regina Castro (CCS/Fiocruz)

A Rede de Ciências Sociais e Humanidades frente à Epidemia de Zika no Brasil promoverá o seminário Zika, Ciências Sociais e Humanidades nesta quinta-feira (30/3), às 9h, no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Entre os temas debatidos estarão Gênese e desenvolvimento de fatos científicos sobre zika e Zika e o problema da negligência na saúde global. O evento reunirá especialistas internacionais como Jocelyn Raude, coordenador do Grupo de Pesquisa Ciências Sociais do Consórcio ZikAlliance; Ilana Lowy, pesquisadora do Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica (França); e João Nunes, da área de Relações Internacionais da Universidade de York (Reino Unido). A abertura será feita pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, que também é coordenadora do Grupo de Pesquisa Ciências Sociais do Consórcio ZikAlliance. As apresentações serão em inglês.

A Rede de Ciências Sociais e Humanidades frente à Epidemia de Zika no Brasil, que tem como foco as repercussões sociais das relações entre o vírus os efeitos da doença nas famílias e no sistema de saúde. Os objetivos da Rede são, entre outros, definir uma agenda integrada de pesquisa e educação para a contribuição das ciências sociais e humanas para enfrentar a crise sanitária e suas implicações de médio e longo prazo; constituir uma base de dados histórica, bibliográfica e multimídia sobre a epidemia no Brasil; e produzir estratégias educacionais e de pesquisa articuladas com movimentos sociais, comunidade científica e formuladores de políticas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Seminário Zika, Ciências Sociais e Humanidades

Data: 30/3
Horário: 9h
Local: Auditório da Ensp/Fiocruz – Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Bonsucesso (RJ)

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar