Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove encontro on-line para educação e ciência anticapacitistas


29/11/2023

Carín Nuru (Cedipa/Fiocruz)

Compartilhar:

A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas da Fundação Oswaldo Cruz (Cedipa/Fiocruz) realiza nesta sexta-feira (1º/12), às 14h, em modalidade on-line, com transmissão pelo canal do YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, encontro com o tema “Nas lacunas e ausências da educação: como garantir interseccionalidade e uma ciência anticapacitista?”. A atividade vai debater questões relacionadas às lacunas do sistema educacional e da produção do conhecimento científico em relação às demandas das pessoas com deficiência, discutindo estratégias que promovam práticas anticapacitistas e enfrentem os desafios para garantir inclusão e equidade.  

O evento acontece em celebração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, para fortalecer o compromisso da Fiocruz pela valorização da diversidade e em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A mediação da mesa será feita por Leonardo Oliveira, responsável pelo eixo de enfrentamento ao capacitismo na Cedipa/Fiocruz. E no debate estão confirmadas as participações de: Anna Paula Feminella, secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; Alexandra Martins, integrante do Coletivo Orgulho Gago; Kanhu Raka, representante do Coletivo Acessibilindígena; e Flávia Diniz, integrante do Movimento Vidas Negras Com Deficiência Importam. 

A proposta da Cedipa é, a partir dessa mesa, contribuir com as ações já em desenvolvimento na Fiocruz para a construção de espaços de educação e ciência comprometidos com práticas inclusivas, considerando as interseccionalidades das pessoas com deficiência. Leonardo Oliveira ressalta que essa discussão é importante para se compreender a pluralidade das pessoas com deficiência, levando em consideração a diversidade de demandas individuais. “Encontros como esses são fundamentais para que a sociedade entenda que há diversidade e atravessamentos dos mais variados entre pessoas com deficiência. Essa mesa é sobre representatividade, uma representatividade diversa”, afirma o integrante da Cedipa/Fiocruz. 

Ele ainda destaca a importância dele, como um homem com deficiência visual, mediar esse diálogo, destacando que “não adianta fazermos um evento que fale sobre diversidade e inclusão se as pessoas com deficiência não forem protagonistas desse diálogo. Nós estamos falando e fazendo a inclusão”. 

O evento também vai ao encontro da Política da Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, lançada pelo Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão da Fiocruz em 2019. E conta com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de assegurar o direito à comunicação e informação e em acordo com políticas institucionais da Fiocruz. 

Texto alternativo: imagem de divulgação da mesa on-line 'Nas lacunas e ausências da educação: como garantir interseccionalidade e uma ciência anticapacitista?', com fundo branco e letras em preto e azul. Na parte superior, o pictograma de tradução para Libras, o tema e o símbolo de acessibilidade universal da ONU, sobreposto ao Castelo Fiocruz. Em seguida, a data e o horário do evento (1º/12, 14h), que celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.  Ao centro, fotos das pessoas participantes: Anna Paula Feminella, secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Alexandra Martins, integrante do Coletivo Orgulho Gago; Kanhu Raka, representante do Coletivo Acessibilindígena; Flávia Diniz, integrante do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam; e Leonardo Oliveira, mediador do debate e integrante da Cedipa/Fiocruz.  E mais: transmissão pelo canal da VideoSaúde no Youtube e realização da Cedipa, com a logo da Fiocruz ao lado.

Voltar ao topoVoltar