Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica sedia encontro sobre moradia, durante todo fim de semana


14/11/2019

Por Emerson Rocha

Compartilhar:

No último fim de semana, o Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA) sediou o VII Encontro Estadual da União por Moradia (UMP-RJ). Durante três dias, foram realizadas atividades com integrantes dos diversos grupos organizados pela UMP-RJ e debateram perspectivas e desafios para a luta por moradia no Rio de Janeiro. O evento também serviu para a eleição dos novos delegados e delegadas, que irão representar a entidade no Encontro Nacional da União Nacional por Moradia Popular - UNMP, em maio de 2020, no Maranhão.

O evento contou com cerca de 80 pessoas. Eles chegaram na sexta-feira (8) a noite e deixaram o local no domingo após o almoço. Todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar) foram realizados através de doações de entidades e dos próprios participantes do encontro. A Fiocruz contribuiu com a infraestrutura e com o auxílio na organização.

No sábado, houve participações de convidados especiais, como a arquiteta e urbanista Tainá de Paula, e Terezinha, da ONG Capina. Elas contribuíram com os debates junto com a coordenadora-geral da UMP-RJ e integrante da coordenação nacional da UNMP, Jurema Constâncio, e do arquiteto e ex-diretor da Fundação Bento Rubião, Ricardo Gouvêa. Além disso, ainda foram realizadas atividade em grupos para refletir sobre as principais dificuldades enfrentadas pela luta por moradia popular e a exibição do episódio "Remoções", do filme "Contagem Regressiva", de Vladimir Seixas, que trata da violação do direito à moradia perpetrada pelo Estado no contexto de realização das obras para os megaeventos Copa do Mundo e Olimpíadas.

No último dia, foi feita uma lista de 45 pessoas para representarem o estado no encontro nacional. O mínimo de delegados para ter direito a votos é de 10. Eles ainda escreveram uma carta de princípios para defender no evento maior, no Maranhão. O próximo Encontro Estadual da UMP-RJ está previsto para 2021.

Voltar ao topoVoltar