Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança editais de concurso para 300 vagas


12/12/2023

Claudia Lima (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A Fundação Oswaldo Cruz publicou, nesta terça-feira (12/12), os três editais do Concurso Fiocruz 2023. São oferecidas 300 vagas de nível superior, igualmente distribuídas para os cargos de Tecnologista em Saúde Pública, Analista de Gestão em Saúde e Pesquisador em Saúde Pública. Há vagas em todas as unidades da Fundação, no Rio de Janeiro e demais estados. O período de inscrições será de janeiro a março de 2024: das 10h de 22/01 às 23h59 de 5/3/2024. As primeiras provas serão realizadas no fim de abril. 

Todas as informações sobre o processo seletivo, distribuição das vagas por perfil e cidades, atribuições dos cargos, pré-requisitos e conteúdo programático para concorrer estão disponíveis nos editais publicados no Diário Oficial da União e podem ser acessados na página Concurso Público Fiocruz 2023. A página tem informações institucionais, sobre os concursos anteriores e sobre os salários dos cargos disponíveis. Também estão acessíveis um guia de perguntas e respostas, além de informações sobre os canais de relacionamento para dúvidas. 

“Hoje é um dia muito especial para a Fiocruz. É a primeira vez, depois de sete anos, que a Fiocruz volta a contratar profissionais pela via do concurso público. Estamos muito felizes com isso”, declarou o presidente da Fundação, Mario Moreira. “A expectativa é que nos próximos três anos tenhamos também editais de chamamento público. A gente sabe que o déficit da Fiocruz é muito maior que esse número de vagas, mas é um bom início, um início promissor”, afirmou. O presidente espera a inscrição de muitos candidatos e candidatas. “É um ótimo local de trabalho, como vocês sabem, e todos aqui se realizam”, completou Mario Moreira. 

 

Destaques 

O diretor-executivo e presidente da Comissão de Concurso da Fiocruz, Juliano Lima, destacou os mecanismos voltados para os processos de inclusão e medidas de acessibilidade, tanto das pessoas negras quanto das pessoas com deficiência. “Com o objetivo de ampliar o ingresso de pessoas negras e de pessoas com deficiência, nós buscamos o máximo de amplitude, potencializando a efetividade das ações afirmativas”, ressaltou. 

“Nós esperamos, com esse concurso, ter o ingresso de novas pessoas que nos ajudem no cumprimento de nossa missão, que é levar ciência e tecnologia a favor da saúde do povo brasileiro”, afirmou Juliano. Os editais oferecem vagas para diversas áreas de saúde e tecnologia, e uma gama variada de profissões. As vagas de Tecnologista em Saúde Pública, por exemplo, incluem profissionais de engenharia e advocacia, além dos especialistas em saúde, como enfermeiros, médicos e fisioterapeutas.  

Já o edital para Analista de Gestão traz oportunidades para especialistas em logística, gestão de pessoas e de infraestrutura. “O edital destinado ao cargo de Pesquisador em Saúde Pública abrange uma diversidade de áreas de atuação, que passam por Ambiente em saúde, Mudanças Climáticas, Ciências Biológicas Aplicadas, Pesquisa Clínica, História da saúde e muitas outras áreas afins aqui da Fundação Oswaldo Cruz”, exemplifica o diretor-executivo. 

O concurso será realizado em todas as cidades brasileiras em que a Fiocruz mantém unidades e os candidatos poderão realizar as provas mesmo quando decidirem concorrer a uma vaga em cidade diferente. “É um mecanismo desse edital de viabilizar que as pessoas possam realizar as provas com o mínimo de deslocamento possível”, afirmou Juliano Lima.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar