Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento vai oferecer treinamento em ferramenta de monitoramento ambiental da Fiocruz


22/07/2022

PIBSS/Fiocruz

Compartilhar:

A equipe da Plataforma Biodiversidade e Saúde Silvestre (PIBSS/Fiocruz) vai ao Parque Nacional da Tijuca neste domingo (24/7) para participar do evento Um dia no parque, totalmente gratuito. A atividade será dividida em duas partes. A primeira será a palestra Por que participar do monitoramento dos animais silvestres e da vigilância de zoonoses?, realizada pela bióloga e coordenadora da Plataforma, Marcia Chame. Haverá ainda uma roda de conversa sobre a importância de todos colaborarem com registros da fauna silvestre pelo bem da saúde animal e humana.

A segunda parte da oficina será o treinamento Venha ser colaborador do monitoramento da fauna e das ações de vigilância para saúde dos animais e das pessoas. Neste momento, os participantes poderão aprender na prática a usar o Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss-Geo), uma ferramenta simples e eficaz para registro de animais saudáveis, doentes ou mortos. O Siss-Geo é um instrumento de ciência-cidadã. Por meio dele todos podem contribuir no monitoramento da saúde dos animais silvestres em ambientes naturais, rurais e urbanos, e assim permitir que profissionais e pesquisadores de saúde ou ambiente, por exemplo, possam identificar e até mesmo evitar surtos de doenças. 

O Parque Nacional da Tijuca é uma ilha verde localizada no meio de uma megalópole e que contribui para amenizar os efeitos do calor, ruído e da poluição atmosférica, proteger as encostas e conservar as espécies nativas da Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro e oferecer ambiente mais saudável a sua população e visitantes. Com entorno extremamente urbanizado, moradores entram em constante contato com a flora e fauna, o que favorece a participação no desafio de monitorar os animais e conservar a floresta. 

Os interessados em participar da atividade prática, a ser realizada ao ar livre, devem instalar o aplicativo Siss-Geo em seus celulares e se cadastrar. O app é leve e prático de usar. Os organizadores do evento recomendam o uso de roupas leves e calçado fechado confortável, além de filtro solar e repelente. Há lanchonete, sanitários e bebedouros no local. 

Serviço

Inscrições: por ordem de chegada, com limite de 40 pessoas
10h – 11h: Palestra Por que participar do monitoramento dos animais silvestres e da vigilância de zoonoses?
11h – 12h: Treinamento Venha ser colaborador do monitoramento da fauna e das ações de vigilância para saúde dos animais e das pessoas
Ponto de encontro: Parque Lage (Cavalariças). Endereço: Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro-RJ
Público-alvo: jovens e adultos

Voltar ao topoVoltar