Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Equipe de pesquisa da Rede PMA-APS inaugura a Exposição Espelho Partilhado


07/12/2023

Por PMA/VPPCB

Compartilhar:

No dia 24 de novembro, o grupo da pesquisa “Marcador Social de Raça e Pessoas em Situação de Rua", coordenado por Roberta Gondin, realizou um evento para celebrar a abertura da exposição Espelho Partilhado, produto da pesquisa realizada na Rede PMA-APS, nos últimos 3 anos.

A mostra é resultado de construção coletiva que compartilha modos de vida nas ruas, com destaque para os corpos femininos negros, a partir de sua dimensão humana e emancipatória.  Composta por registros fotográficos e reflexões, a partir de gira de dança, conversas e vivência nos bairros Manguinhos e Maré, localizados no município do Rio de Janeiro, registrou voz e bailar dessas vidas, que de sua maneira, resistem.

Lilian, redutora de danos no Espaço Normal da Maré, aponta que cada uma das pessoas em situação de rua fotografadas, tem suas trajetórias e aspirações, e, que para ela, as imagens capturadas representam momentos em que participantes se sentiram à vontade.  Marco Menezes, diretor da ENSP, afirma que “são trabalhos como esse, que na prática demostram o que é o fazer com, as novas práticas e linguagens, a metodologia de pesquisa-ação”.

Na ocasião da inauguração, o público presente pode participar de uma roda de conversa temática, prestigiar uma apresentação de dança e a visita guiada por Carolina Rodrigues, curadora do projeto, e pela coordenadora da pesquisa.
 

Para Carolina, a não romantização e não culpabilização desses sujeitos e suas histórias, foram os maiores desafios na construção da mostra. “Foi necessário pensar em uma abordagem poética, com cuidado para não trazer olhares de condolência, de fetichização, responsabilizando quem pratica essa vulnerabilização”. Roberta, fala sobre o quanto os marcadores sociais dificultam o acesso às políticas públicas, e completa: “a população de rua tem cor, e ela é negra!”.
 

A exposição fica no MUHCAB – Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, localizado na Rua Pedro Ernesto, 80 - Gamboa, Rio de Janeiro, até o dia 14 de janeiro de 2024.

Voltar ao topoVoltar