Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Equipamentos, Gestão e Territórios Saudáveis


02/10/2020

Claudia Lima (CCS)

Compartilhar:

Reforçar a infraestrutura de equipamentos para a pesquisa e estimular soluções de gestão criativa para as áreas finalísticas da Fundação. Esses são os objetivos dos editais Inova Equipamentos e Inova Gestão. A duas chamadas ampliam os investimentos para áreas de suporte fundamentais na atuação institucional – R$ 30 milhões para equipamentos e R$ 3 milhões para a gestão.

Ambos os editais foram lançados em 11/9, na mesma data da chamada Inova Territórios Sustentáveis e Saudáveis - voltado para propostas que busquem atender às populações vulnerabilizadas das cidades e do campo, floresta e águas de todas as regiões do país. A submissão de projetos para o Inova gestão está aberta até 29/10 e para Territórios Saudáveis, até 6/11. O edital Equipamentos recebeu projetos de 14 a 28/9.

Equipamentos

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, destacou a importância do aprendizado proporcionado pelo Inova Fiocruz no mapeamento das atividades realizadas em rede e na identificação dos gargalos. “Essa é uma das etapas importantes para a atualização do nosso parque de equipamentos pesados. Esse esforço visa melhorar a infraestrutura geral da Fiocruz”, avaliou, durante o lançamento do edital, no Programa Sexta de Conversa

A presidente Nísia Trindade Lima reforçou a visão institucional de investir em plataformas. “Pensamos em soluções mais integradas para melhores resultados, nessa visão de plataformas”, explicou. “Outras ações complementares seguirão”, disse. Ela lembrou a importância para a renovação de equipamentos proporcionada por editais como o CT Infra, da Finep, e o Pró-Equipamentos, da Capes, e da dificuldade de fontes de financiamento hoje.

Marco Krieger fez uma avaliação do processo. “O Inova Fiocruz já foi importante até o momento para manter os laboratórios e os bolsistas. Agora será um reforço na infraestrutura, nos pontos frágeis para o campo da pesquisa, que fortaleça a nossa instituição e permita a construção de um legado para novos enfrentamentos”, afirmou.

Gestão

O objetivo da chamada para a Gestão é encontrar novas ideias e diferentes soluções de gestão para as necessidades das ações finalísticas da Fiocruz. As propostas poderão impactar significativamente no desenvolvimento de novos produtos e serviços de gestão ou no mapeamento de tendências e novas tecnologias aplicáveis à área, por exemplo.

“Não é possível pensar em inovação sem pensar na gestão. Esperamos contar com a nossos gestores, analistas, e avançar no aprofundamento da vivência prática, como da escola corporativa”, afirmou Marco Krieger. A presidente Nísia complementou. “Olharmos para os desafios propostos e vermos de que maneira podemos avançar na sua solução. A inovação não significa partirmos do zero, mas olharmos para os desafios propostos e vermos de que maneira podemos avançar na sua resolução”.

O coordenador da Diretoria Executiva da Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI), Juliano Lima, tratou do conceito do edital. “Definimos alguns desafios e optamos por não delimitar as áreas clássicas da gestão”, explicou. “Estimulamos projetos nas áreas de transformação digital; gestão de custos; gestão inteligente baseada em dados; plataformas em rede e gestão colaborativa; e transparência e balanço social”, exemplificou. “Trabalhos em rede têm consideração importante no momento da avaliação, porque têm maior potencial de produzir inovação”, afirmou.

Todo o processo está sendo conduzido pelas Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI) em parceria com a VPPIS e a VPPCB. Para acessar o edital e fazer a inscrição clique aqui.Outros esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail: gestao.inova@fiocruz.br.

Territórios Saudáveis

A chamada Territórios Sustentáveis e Saudáveis selecionará propostas que busquem atender às populações vulnerabilizadas das cidades e do campo, floresta e águas de todas as regiões do país e seus múltiplos territórios, seguindo a orientação dos pressupostos da atuação nacional da Fiocruz, de defesa da vida e de efetividade institucional nas respostas para a sociedade. 

“É um processo inédito, que fortalece uma agenda que marca muito essa gestão, fechando um ciclo de aprofundar cada vez mais o trabalho com a sociedade e com os movimentos sociais”, afirmou o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Marcos Menezes, durante o programa Sexta de Conversa de setembro. “Assim a instituição dá sustentabilidade prática para algumas ações”, disse.

Menezes avalia que a inovação começou na construção dos editais, nos critérios de seleção, na gestão do trabalho e no acompanhamento dos projetos e processos. “Vai ter um grande impacto no Programa Territórios sustentáveis e Saudáveis (PITSS). Hoje, no enfrentamento da pandemia, a gente tem um papel muito importante para as populações vulnerabilizadas. Conseguimos avançar muito na perspectiva da justiça social e ambiental, avaliou. 

O edital está sendo conduzido pela VPAAPS em parceria com as vice-presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB). Para a acessar o edital e fazer sua inscrição, clique aqui. Outros esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail: pitss.inova@fiocruz.br

 

Voltar ao topoVoltar