Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

08/11/2019

Editora Fiocruz divulga resultados de chamadas públicas para coleção e livros autorais


Por: Marcella Vieira (Editora Fiocruz)

A Editora Fiocruz anunciou, em outubro, os resultados de duas chamadas públicas lançadas em 2019. Das 122 propostas enviadas para a chamada da coleção Temas em Saúde, 33 foram aprovadas. Já o edital para livros autorais recebeu 47 originais, dos quais seis foram selecionados. 

Ambas as chamadas tiveram excelente acolhida. A Editora recebeu manuscritos sobre os mais diversos temas relacionados à saúde, entre os quais a geração de conhecimentos e tecnologias no âmbito da saúde coletiva; os processos de determinação social e ambiental da saúde; as políticas, o planejamento e a gestão em saúde; as vigilâncias em saúde; a promoção da saúde; a prevenção de doenças; a atenção e o cuidado em saúde.

A coleção Temas em Saúde contemplou propostas oriundas de instituições de todas as regiões do país, incluindo profissionais que atuam em programas de pós-graduação em saúde, em escolas e centros formadores em saúde pública e em serviços de saúde de 13 estados, do Distrito Federal e da Argentina. Diante da expressiva demanda, a Editora Fiocruz expandiu o número de propostas aprovadas de 20 – previsão inicial – para 33. 

Já o edital para trabalhos autorais comprovou o interesse da comunidade acadêmica pela publicação de livros. Os autores dos originais aprovados integram relevantes instituições de ensino e pesquisa do país. 

Prazos

Os responsáveis pelas propostas selecionadas para Temas em Saúde têm até 30 de abril de 2020 para enviar à Editora os originais dos respectivos livros. As obras devem ser elaboradas de acordo com as diretrizes específicas da coleção, conforme indicado no edital. 

Já os autores aprovados no edital de livros autorais têm prazo de até três meses, a contar da data de divulgação do resultado (31 de outubro de 2019), para enviar o arquivo eletrônico com a versão definitiva do manuscrito. 

Ciclo de comemorações

Lançadas no final de abril e encerradas no mês de junho, as chamadas públicas fecharam o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora Fiocruz (completados em maio de 2018). Os editais foram lançados também em meio às celebrações dos 110 anos da descoberta da doença de Chagas – em abril de 2019 – e do aniversário de 119 anos da Fiocruz, celebrado em 25 de maio.

Com a iniciativa, a Editora contempla ações que favorecem o acesso aos títulos de seu catálogo, ampliando sua missão de difundir e democratizar os conhecimentos científicos em saúde pública e áreas correlatas. 

Resultados

Acesse o resultado da chamada pública para a coleção Temas em Saúde.

Acesse o resultado da chamada pública para livros autorais.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar