Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Diálogo entre a geografia e a saúde ganha destaque em programa de TV


02/10/2015

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

A TV UnB gravou uma série de programas, intitulada Diálogos: Geografia e Saúde. Um deles, teve a participação de Christovam Barcellos, coordenador do Laboratório de Informações em Saúde (Lis) e responsável pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo), e a geógrafa Luisa Iñiguez Rojas, professora da Universidade de Havana (Cuba), conhecida especialmente por seus estudos na área da saúde e que já atuou em diversas pesquisas no Brasil. 

A série foi gravada durante os 4º Fórum Internacional e 7º Simpósio Nacional de Geografia da Saúde – 7º GeoSaúde 2015, realizados, de 22 a 25/9, pela Universidade de Brasília (UnB), Fiocruz, IRD - Institut de Recherche pour le Développement, da França, e o Ministério da Saúde, que reuniu quase 500 especialistas, pesquisadores e alunos do Brasil e do exterior para debater o tema.

Em um bate-papo agradável de 20 minutos, Christovam Barcellos e Luisa Rojas falam sobre a importância da Geografia da Saúde, municipalização, o entendimento sobre a distribuição das doenças, a multi e interdisciplinaridade no campo da Geografia e Saúde, acesso e acessibilidade do sistema de saúde. Ao final, os dois fizeram uma defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a falaram da contribuição da Geografia da Saúde por políticas públicas mais territorializadas e equânimes.
 

Voltar ao topoVoltar