Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cogic e Farmanguinhos produzem máscaras para profissionais de saúde


26/04/2020

Talita Barroco / Cogic

Compartilhar:

Em tempos de Covid-19, a necessidade de garantir a proteção dos profissionais da saúde de forma eficiente e com rapidez vem unindo algumas instituições públicas e privadas. No Rio de Janeiro, um grupo de pesquisadores e colaboradores está engajado em reproduzir máscaras de proteção faciais, no modelo face shield, para diversos hospitais da cidade. A Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), com o apoio da Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz, não poderia ficar de fora dessa e disponibilizou uma impressora 3D e profissionais para a produção dos suportes, já que os visores transparentes não são impressos e sim, cortados por colaboradores do grupo.  

A Cogic está atuando junto a rede SOS3D Covid-19 que inclui o Senai, a UFRJ e a PUC-Rio desde 30 de março, quando iniciou os testes para ajustar as configurações necessárias e começar a produção. Em 06 de abril, Farmanguinhos disponibilizou uma impressora ao projeto tornando-se parceiro da iniciativa. Com isso, 35 suportes já foram entregues a rede e 20 estão prontos. "Nosso objetivo é aumentar a produção de suportes em cooperação com outras instituições e empresas para atender os profissionais do serviço de saúde", ressalta Armando Lopes, responsável pela ação e chefe do Departamento de Manutenção de Equipamentos (Demeq), da Cogic.

Atualmente, com duas impressoras, a produção abrange em média oito suportes por dia e poderá aumentar com a chegada de mais uma impressora da Cogic que estava em manutenção. Os materiais utilizados são PLA (Poliácido Lático) e em PETg (Politereftalato de Etileno).
A distribuição é realizada pela rede que recebe as demandas dos hospitais da rede pública através de formulário. 

Voltar ao topoVoltar