Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciência Móvel completa sete anos levando ciência para o cotidiano

Caminhão da ciência em frente ao Castelo Mourisco

01/10/2013

Compartilhar:

O projeto Ciência Móvel - Vida e Saúde para todos tem o objetivo de levar exposições sobre ciência a cidades onde não há museus com essa temática. Para isso, as exposições são transportadas em uma carreta de 13,5 metros de comprimento, dentro da qual são montadas e preparadas para receber os visitantes, que já somam mais de meio milhão nos mais de 100 municípios por onde o projeto já passou.

São realizadas atividades interativas, palestras, oficinas e apresentação de vídeos, tudo para estimular o público a aprender ciência de forma divertida. E o projeto não pára por aí. Segundo seu coordenador, Marcus Soares, até 2015 será feito um trabalho intenso para aliar arte e ciência por meio do projeto Ciência Móvel: Arte e Ciência sobre Rodas, que vai incorporar atividades circenses e teatrais aos módulos do caminhão.

Ele revela ainda uma nova parceria com o Projeto Portinari, que vai participar com parte de sua exposição Portinari - Arte e Ciência. “A gente provoca uma discussão entre o trabalho de Portinari e a ciência a partir da imagem que ele fez”, diz Soares, que concedeu entrevista ao site da COC/Fiocruz sobre experiências desses sete anos de projeto. Leia a entrevista.

O projeto é provomido pelo Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com o governo do Estado (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Cecierj), a empresa privada Sanofi e Biomanguinhos/Fiocruz. Próximo destino do caminhão da ciência é Pinheiral, município do Rio de Janeiro.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar