Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciência ao alcance de todos: Editora Fiocruz tem mais de 200 livros em acesso aberto no SciELO

editora fiocruz scielo books

30/04/2020

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os temas e dúvidas ligados à saúde e à ciência estão na ordem do dia. Como foram as epidemias do passado? Qual é a importância do SUS nesse cenário? Como se dão as pesquisas clínicas para vacinas e medicamentos? E o papel da OMS e da saúde global? Assuntos que não saem da cabeça de pesquisadores, autoridades, estudantes, gestores, jornalistas e da população em geral diante da maior emergência sanitária dos últimos tempos.

Essas e muitas outras informações científicas podem ser acessadas de forma fácil e sem custos. A Editora Fiocruz disponibiliza, para download gratuito, mais de 200 livros em duas importantes plataformas de publicação online de livros e pesquisas acadêmicas: a Rede SciELO Livros e o Arca, repositório institucional da Fiocruz.  

No SciELO Livros, a Editora Fiocruz conta atualmente com 295 títulos disponíveis, sendo 211 em acesso aberto. Os outros 84, que estão em modalidade comercial, têm preços bem abaixo do valor do exemplar impresso: 40% de desconto. A aquisição desses livros pela plataforma pode ser feita nas lojas Amazon, Google Play e Kobo Books. Já as obras livres podem ser baixadas em PDF ou em EPUB, formato específico para livros digitais.    

Dessa forma, a Editora Fiocruz reforça sua missão de divulgar e ampliar o acesso ao conhecimento científico produzido nas diversas áreas da saúde. Dos cerca de 480 títulos de seu catálogo, mais da metade está disponível no SciELO Livros. A plataforma maximiza a visibilidade, a acessibilidade, o uso e o impacto dessas obras. Os textos em formato digital são legíveis nos leitores de e-books, em tablets, smartphones e nas telas de computador, amplificando o acesso à leitura em diversas plataformas. 

São livros das mais diferentes temáticas, com base em pesquisas de excelência acadêmica nas áreas de saúde e políticas públicas. Obras escritas por pesquisadores, professores, especialistas e gestores de saúde das mais diversas instituições de ensino, pesquisa e ciência do país e de várias partes do mundo. Isso inclui volumes em parceria com órgãos como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). É o caso de Caminhos da Saúde Pública no Brasil, publicado em 2002 como parte das comemorações do centenário da Opas no Brasil.  

São muitos os livros que têm forte relação com o atual contexto da pandemia do novo coronavírus. Na importante interface entre história e saúde, volumes como A Gripe Espanhola na Bahia: saúde, política e medicina em tempos de epidemia (2009), Viroses Emergentes no Brasil (2008) e Vírus, Mosquitos e Modernidade: a febre amarela no Brasil entre ciência e política (2006) podem ser acessados livremente para um panorama sobre outras epidemias que já passaram pelo país.

Para informações mais aprofundadas sobre o papel e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, livros como Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS (2008), O Que É o SUS (2009) – um dos mais procurados da Editora Fiocruz –, SUS: o desafio de ser único (2012) e Políticas e Sistema de Saúde no Brasil (2008) são referências no campo e também estão na plataforma digital.       

Das obras ligadas à depressão e à saúde mental, assuntos em voga durante períodos de isolamento e distanciamento social, Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade (2000) é um importante exemplar em acesso aberto. Para profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, Urgências e Emergências em Saúde: perspectivas de profissionais e usuários (2005) e Profissões de Saúde: uma abordagem sociológica (1995) são referências que também estão disponíveis gratuitamente.

Editora Fiocruz e SciELO Livros: parceria antiga, milhões de downloads
Muitos dos livros já esgotados no catálogo físico da Editora Fiocruz estão disponíveis no SciELO Livros. Obras das décadas de 1990 e 2000, mas que ainda são tidas como bases para pesquisas e trabalhos acadêmicos na área de saúde pública em diversas partes do mundo.

Se o acervo da Editora na plataforma online é extenso, a razão vem da sólida parceria entre ambas: ao lado das editoras da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e da Universidade Estadual Paulista (Editora Unesp), a Editora Fiocruz fez parte, em 2011, do consórcio que liderou o desenvolvimento do Projeto SciELO Livros. A iniciativa contou com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A rede online começou a operar em 2012 e completou, em março deste ano, oito anos de fundação. 

A antiga parceria rende frutos superlativos na participação da Editora na plataforma: dos atuais cerca de 99 milhões de downloads de livros na rede, aproximadamente 46,8 milhões são dos volumes da Editora Fiocruz. Os números mostram o interesse por pesquisas de excelência na área da saúde pública, lideradas pela instituição que é referência científica nas Américas.

De 2012 até o ano passado, a Editora lidera o ranking anual de número de acessos na plataforma. Em 2019, o total de downloads em ambos os tipos (aberto e comercial) da Editora Fiocruz foi de mais de 1,6 milhão. O número é contado pela metodologia COUNTER, que garante à Rede SciELO Livros uma contabilização feita da forma mais fiel possível, desconsiderando os acessos de possíveis robôs. 

Além da grande quantidade de downloads, o crescimento da Editora Fiocruz dentro do consumo de informação na produção científica brasileira também é destaque. Para isso, vale ressaltar, segundo dados do próprio SciELO Livros, a vasta quantidade de países que consomem os produtos da Editora: além de Brasil e Portugal, Estados Unidos, Moçambique e Angola aparecem nas primeiras posições. Há também o fato de a Editora ser uma das fontes mais citadas na área de ciências da saúde, atrás somente de instituições como Ministério da Saúde e OMS.

Novos formatos para aquisição de livros
No ano passado, a Editora e a rede online inauguraram uma nova modalidade para aquisição comercial de livros: o acesso controlado por capítulos. Foi o caso do livro Atenção Primária à Saúde no Brasil, com capítulos sendo vendido por valores de 2 a 5 reais, com o primeiro teste feito na Amazon. Clique aqui para conferir. 

Ao diversificar os modos de comercialização digital, a Editora e a plataforma se adaptam às novas formas de hábitos de leitura e de consumo da produção acadêmico-científica. Nesse contexto, há várias expectativas de uma presença ainda maior dos títulos da Editora Fiocruz no SciELO Livros.

Em seu calendário de lançamentos previstos para 2020, a Editora disponibilizará os novos livros para aquisição comercial na rede antes de os exemplares físicos chegarem às livrarias. Diante das transformações sociais causadas pela pandemia e em meio a um contexto de maior distanciamento físico, a iniciativa amplia a participação da Editora Fiocruz no formato digital de amplo acesso. “Esse movimento acena para a importância de estar com os livros onde o leitor possa acessá-los. Em tempos de necessário isolamento social, os livros online podem ser fundamentais alimento e companhia”, reforça João Canossa, editor executivo da Editora Fiocruz. 

Editor científico da Editora, Gilberto Hochman compartilha a mesma impressão ao falar sobre a importância do acesso aos livros acadêmicos nos mais diferentes formatos. “O futuro do livro é o do conhecimento acessível e apropriável pelo maior número de leitores e progressivamente alinhado com a ciência aberta”, destaca o pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz em artigo publicado na página SciELO em Perspectiva.  

Para além da crise global de saúde, a plataforma é uma consolidação do importante espaço ocupado pelas editoras universitárias. “O SciELO Livros não é uma oferta passageira para degustação dos leitores em tempos febris. Não é uma ação eventual em emergências sanitárias. É parte integrante de uma política pública de acesso aberto ao conhecimento que vem se consolidando no Brasil há duas décadas e que vem mudando a ecologia da publicação científica nacional”, defende Gilberto Hochman.

➡️ Clique aqui para acessar o artigo SciELO Livros e o acesso aberto em tempos epidêmicos: mais importantes que nunca

Livros digitais e a política de acesso aberto da Fiocruz
Em tempos de pandemia e de enfrentamento ao maior desafio sanitário das últimas décadas, a busca pelo conhecimento científico de qualidade é mais essencial do que nunca. E no momento em que a ciência precisa combater inúmeras desinformações e descrenças, a difusão das pesquisas em saúde são ainda mais necessárias. 

Para isso, a Fiocruz intensifica a sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento. A Editora Fiocruz integra a iniciativa e disponibiliza as suas obras em acesso livre também no Arca, repositório institucional coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). 

Os títulos para acesso no Arca contemplam a mesma formatação em PDF daqueles que já estão no SciELO. O repositório traz ainda um complemento: o vídeo Editora Fiocruz – 25 Anos, produzido em 2018 a partir da parceria entre a Editora, o Icict/Fiocruz e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Disponível para download em formato mp4, o vídeo aparece em versões com e sem legenda.

Com o Arca, a Fiocruz e a Editora buscam garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de obras intelectuais produzidas não somente pela instituição, mas também por pesquisadores próprios e parceiros, além das produções de diversas outras instituições de ensino e pesquisa de excelência.

Editora Fiocruz na Rede SciELO Livros
SciELO | Scientific Electronic Library Online 

Link: books.scielo.org/fiocruz
Total de livros disponíveis: 294
Livros em acesso aberto: 211
Livros em acesso comercial: 83
Para mais informações sobre o SciELO Livros: books.scielo.org/scielo-livros

Editora Fiocruz no Arca
Link: www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15110
Vídeo publicado: Editora Fiocruz - 25 Anos

Voltar ao topoVoltar