Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ceensp debaterá resíduos de agrotóxicos nos alimentos e doenças crônicas (25/5)


23/05/2016

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

O próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) colocará em pauta a discussão sobre os agrotóxicos no Brasil. Marcado para o dia 25 de maio, às 14 horas, o Ceensp debaterá os Resíduos de agrotóxicos nos alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Para isso contará com a participação da Diretora da Secretaria Executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, Patricia Chaves Gentil, além do produtor de alimentos orgânicos Alcimar Espírito Santo e do pesquisador da Ensp Luiz Claudio Meirelles. O diretor da Ensp, Hermano Castro, coordenará a atividade, que é aberta ao público e não necessita de inscrição prévia.

"Pretendemos esclarecer a real situação do uso dos agrotóxicos no Brasil e informar sobre o impacto do pesticida no consumo da água e dos alimentos. É importante que todos compreendam a dimensão do problema e, a partir do debate, entendam a necessidade de mecanismos de controle mais efetivos e mudanças no modelo. Essa transformação implica na atuação conjunta do setor saúde, das organizações que atuam na defesa do consumidor, na saúde do trabalhador, agroecologia e da própria sociedade", destacou Meirelles.

No Brasil, a utilização dos agrotóxicos é extremamente relevante no modelo de desenvolvimento do setor agrícola. Em consequência disso, o país é hoje o maior consumidor dessas substâncias no mundo. Em outra ocasião, Meirelles conversou com a 'ENSP TV' sobre o cenário da regulação no país, o lobby praticado pelas indústrias, além de citar como a Fiocruz - através de diversas ações - atua contra o uso de agrotóxicos no Brasil.

Voltar ao topoVoltar