Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Castelo da Fiocruz em vermelho para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/3)

Castelo da Fiocruz iluminado por luz vermelha

22/03/2019

Por: Daniela Rangel (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo, com 10 milhões de novos casos por ano e 1,6 milhão de óbitos. Os números impressionam e acabaram por levar a Organização Mundial da Saúde (OMS) a estipular a meta de diminuir em 90% a quantidade de mortos pela doença e em 80% a de infectados até 2030. 

No Brasil, a tuberculose é um problema de saúde pública. Cerca de 1/3 dos casos da doença nas Américas estão no Brasil, são 67 mil novos casos por ano. O Brasil Livre da Tuberculose é um plano nacional, baseado nas recomendações da Estratégia Fim da Tuberculose da OMS, que já levou à redução do número de casos em 20% de 2006 a 2015.

Vinte e quatro de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, para marcar a data, o Castelo Mourisco da Fiocruz será iluminado de vermelho, cor que representa a luta pela redução da doença em todo o mundo.

Em vídeo especial sobre a temática, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, fala sobre a importância de implementar ações de políticas públicas baseadas no conhecimento científico para a abordagem deste problema de saúde pública. 

Acesse a Agência Fiocruz de Notícias para mais informações sobre a Tuberculose.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar