Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Casa de Oswaldo Cruz ganha prêmios em concurso da Sociedade de História da Ciência


15/10/2012

Compartilhar:

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

No primeiro concurso de teses e dissertações realizado pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), em 2012, oito programas de pós-graduação do país indicaram trabalhos. O Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), teve dois trabalhos premiados: melhor dissertação, com Basta aplicar uma injeção? Saúde, doença e desenvolvimento: o programa de erradicação da bouba no Brasil (1956-1961), e menção honrosa com a tese Em busca do Brasil: Roquette-Pinto e o retrato antropológico brasileiro (1905-1935). O autor da dissertação é Érico Silva Alves Muniz, sob orientação do pesquisador Gilberto Hochman, e o autor da tese é Vanderlei Sebastião de Souza, sob orientação do pesquisador Robert Wegner. O resultado do concurso foi divulgado no Simpósio da SBHC, realizado em setembro na Universidade de São Paulo (USP).

A bouba é uma doença de pele que, em 1955, afetava mais de 500 mil doentes, apresentando-se endêmica no vale amazônico, nordeste e leste do país. E tornara-se uma preocupação do então candidato a presidente da República, o médico mineiro Juscelino Kubitschek, que apresentava aos eleitores seu programa de governo dedicado à saúde.

Já a tese de Souza aborda as discussões sobre raça e nação no início do século 20, tendo como foco os estudos antropológicos desenvolvidos por Roquette-Pinto.

Leia a reportagem completa.

Voltar ao topoVoltar