Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

'Cadernos de Saúde Pública' destaca avaliação de tecnologias em saúde


06/12/2013

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

Está on-line o suplemento 1 do volume 29 da revista Cadernos de Saúde Pública, que aborda a produção científica em avaliação de tecnologias em saúde (ATS) no Brasil. Na apresentação, Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro e Rosângela Caetano, editoras convidadas do suplemento, consideram que este campo multidisciplinar de estudos pode fornecer, aos diversos tomadores de decisão, análises hierarquizadas das opções disponíveis para a implementação de políticas de saúde. 

Esta edição contou com a participação de alguns pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). No artigo Eficácia das vacinas comercialmente disponíveis contra a infecção pelo papilomavírus em mulheres: revisão sistemática e metanálise, de Silvia Cristina Fonseca de Araujo (Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do RJ); Rosângela Caetano (Ensp); Jose Ueleres Braga (Ensp e Uerj) e Frances Valéria Costa e Silva (Uerj), avaliam a infecção persistente por HPV enquanto condição necessária para ocorrência de câncer do colo de útero.

Já o artigo Análise de custo-efetividade de métodos preventivos para superfície oclusal de acordo com o risco de cárie: resultados de um ensaio clínico controlado apresenta o resultado de uma avaliação de custo-efetividade conduzida ao longo de um ensaio clínico controlado para avaliar a efetividade do selamento com ionômero de vidro modificado por resina.

Em outro artigo, Processo de tomada de decisão baseado em evidências na análise das demandas judiciais de medicamentos no Brasil, os autores Tatiana Aragão Figueiredo (Farmanguinhos/Fiocruz), Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro e Vera Lúcia Edais Pepe (Ensp) avaliam que as ações judiciais têm desempenhado um papel significativo como uma via alternativa ao acesso a medicamentos no Brasil. 

A revista CSP pode ser acessada on-line, na íntegra.

Leia mais no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar