Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Aula Inaugural da Fiocruz, na quarta (16/3), discute desigualdade, saúde e projeto nacional


09/03/2016

Por Philippe Matta (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

A Fundação Oswaldo Cruz promove na quarta-feira (16/3) a abertura do ano letivo da instituição. Com o tema Desigualdade, Saúde e Projeto Nacional, a aula inaugural será ministrada pelo pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp) Eduardo Fagnani, coordenador da rede Plataforma Política Social – Agenda para o Desenvolvimento. O evento será realizado às 9h30, no Auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Segundo a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade Lima, o tema da aula reforça o papel político e o debate acadêmico na Fundação. “O professor Eduardo Fagnani traz uma grande contribuição ao associar o problema da desigualdade com a efetivação da democracia. O tema de sua palestra está presente também em outras aulas inaugurais da Fundação que teremos na abertura deste ano letivo”, destaca Nísia.

A coordenadora-geral de pós-graduação, Cristina Guilam, ressalta que a questão das desigualdades é muito cara para as pesquisas da Fiocruz, e se encaixa em uma das missões da instituição. “Há uma preocupação em saber como essas desigualdades se refletem do ponto de vista do adoecimento, das ações de ensino e possibilidades de pesquisa”, afirma Cristina.

Clique aqui para conferir o currículo de Eduardo Fagnani.

Comissão própria de avaliação

Durante a Aula Inaugural será instaurada a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela autoavaliação da instituição. Para Nísia Trindade Lima, a CPA representa um grande passo para a Fiocruz, no sentido de melhorar o processo de certificação e credenciamento dos cursos junto ao Ministério da Educação.

A Comissão é composta por representantes de instituições externas, com ênfase em educação em saúde; da gestão do ensino na Fiocruz; do corpo docente da Fundação; técnicos administrativos; alunos e/ou egressos dos cursos; e representantes da sociedade civil organizada.
 

Voltar ao topoVoltar