Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Aniversário do SUS é tema do Sala de Convidados do Canal Saúde (19/9)


18/09/2019

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem algumas datas para comemorar. O ano de 1986, em que as bases para sua criação foram lançadas na 8ª Conferência Nacional de Saúde; 1988 com a entrada na Constituição Federal; e 1990 com sua regulamentação através da Lei Orgânica da Saúde, lei nº 8080/90 e da lei nº 8.142/90. Mesmo com todas essas referências, o marco de comemoração é a Constituição de 1988 e, portanto, lá se vão 31 anos de criação de um sistema cuja finalidade maior era mudar o quadro de desigualdade na assistência à saúde da população.

No Sala de Convidados desta quinta-feira (19/09) o SUS vai a debate, sendo reverenciado em suas conquistas, discutido em seus entraves e analisado nos principais desafios a perseguir. No estúdio, ao vivo, estarão o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Jurandi Frutuoso; o coordenador das Ações de Prospecção da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Gadelha; e o vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Heleno Corrêa Filho.

A equipe de reportagem foi às ruas para saber o que as pessoas, usuários do SUS, pensam sobre o sistema, como veem hoje o atendimento público de saúde e as perspectivas de melhoria daqui para frente. Também fará parte do programa a entrevista com a sanitarista e pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz, Sonia Fleury e a passagem pelas três décadas de história do Sistema Único de Saúde desde a Reforma Sanitária, contando a forma como foi criado, a mudança no conceito de saúde, sobre as instituições da área, entre outros caminhos percorridos para avançar em sua consolidação.

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo, no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 3675 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3675). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na página principal em Web TV (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar