Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda 2030: Fiocruz Brasília abre inscrição para curso de verão


26/01/2018

Por: Valéria Vasconcelos Padrão (Fiocruz Brasília)

Compartilhar:

A Escola Fiocruz de Governo (EFG), localizada na Fiocruz Brasília, está com inscrições abertas, a partir do dia 25 de janeiro, para o curso de verão “Inteligência de Futuro: Prospectiva para a Agenda 2030 e seus ODS”. Aberto ao público com formação em nível superior, o curso propõe a discussão da agenda e os objetivos de desenvolvimento sustentável, sob uma dimensão sistêmica, e de seu potencial transformador para as políticas públicas.

O curso tem por objetivos específicos desenvolver habilidades para o uso de ferramentas de inteligência de futuro para planejar políticas públicas; possibilitar a compreensão da transversalidade das políticas públicas, como fator indispensável para seu êxito; possibilitar a compreensão e utilização da teoria da produção social, associada à inteligência de futuro; fornecer, com foco na gestão cotidiana, uma metodologia sistêmica de construção de imagens do futuro, e gerar entendimento sobre a dinâmica do jogo social que impulsiona o desenvolvimento sustentável e suas possíveis trajetórias de futuros.

“Agenda 2030 e seus ODS: construção e perspectivas de integração com a Ciência, Tecnologia e Inovação” será tema da aula a ser ministrada pelo coordenador da Agenda 2030 na Fiocruz, doutor Paulo Gadelha. “O

Desenvolvimento social e econômico frente aos desafios da sustentabilidade” será abordado por Tereza Campello, assessora da Fiocruz Brasília. Wagner Martins, coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, ministrará aula sobre a “Teoria da produção social, transversalidade das políticas públicas e a ética da vida” e Cláudia Martins, gerente de projeto da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, abordará a “Inteligência de Futuro - construção do conhecimento baseado na prospectiva”.

Serão oferecidas 30 vagas. As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro, na Secretaria Acadêmica da EFG (Secad), localizada no campus da UnB, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O curso terá início no dia 19 de fevereiro e terminará dia 23 do mesmo mês. As aulas serão presenciais e realizadas durante o dia (das 9h às 12hs e das 14 às 17hs).

Requisitos para inscrição

São necessários, para inscrição e matrícula no curso, os seguintes documentos: preenchimento do formulário de inscrição disponível na Secretaria Acadêmica da Escola Fiocruz de Governo (SECAD/EFG); cópia autenticada da carteira de identidade – frente e verso na mesma folha; e cópia do Diploma de Graduação. As cópias autenticadas em cartório podem ser substituídas por cópias autenticadas por um servidor público ou por cópias simples, desde que os documentos originais sejam apresentados para conferência na SECAD/EFG. A EFG fica localizada na Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A (ao lado da Finatec).

Confira a ementa do curso.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar