Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Plataforma IdeiaSUS Fiocruz destaca trabalho intersetorial no combate à dengue em Volta Redonda


22/02/2024

Plataforma IdeiaSUS Fiocruz

Compartilhar:

Trabalho intersetorial no combate à dengue no município de Volta Redonda (RJ) dá título à prática destacada na seção Prática do Dia da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. Trata-se da criação de um comitê de combate à dengue e outras arboviroses, com a participação das vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária, da Atenção Primária à Saúde, dos laboratórios e da Rede de Urgência e Emergência, de forma permanente. Participam, ainda, deste grupo diferentes setores de governo, incluindo o Conselho Municipal de Saúde e as secretarias de Saúde, Comunicação, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente e Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão.

A proposta surge da observação do aumento expressivo do número de casos, através da ficha de notificação de dengue, enviada pela Rede de Atenção à Saúde do município e em face do aumento do índice de infestação pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya, do vírus zika e da febre amarela urbana, as chamadas arboviroses.

Entre as ações estão o mapeamento das caixas d’água, com o apoio inclusive de drones, a disponibilização de telas de proteção, a ampliação do horários de atendimentos das unidades de Atenção Primária à Saúde, a implantação de polo de hidratação, a incorporação de novos agentes de combate a endemias, a divulgação maciça de vídeos e folders educativos para a população sobre os 10 minutos contra dengue e a qualificação dos profissionais da Rede de Atenção à Saúde no manejo clínico da dengue.

A notável experiência vem ao encontro da chamada do Ministério da Saúde. Em recente pronunciamento realizado em rede nacional de rádio e televisão, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou a população brasileira, governos, estados e municípios para uma mobilização de enfrentamento à dengue, em decorrência do aumento de casos no país. “Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue”, declarou na ocasião, enfatizando o aumento dos recursos. “O Ministério da Saúde está dando total prioridade para essa ação. Ampliamos em R$ 1,5 bilhão o repasse de recursos para estados e municípios”, reiterou.

Conheça esta prática de saúde do SUS em sua íntegra. A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz abriga mais de 3 mil experiências de saúde do SUS. Para fazer parte do banco de práticas, é preciso efetuar registro, criando senha e login, e preencher os campos indicados. Em seguida, a equipe IdeiaSUS avaliará o conteúdo para a publicação e enviará informes sobre o andamento do processo de publicação.

Voltar ao topoVoltar