19/04/2021
A aula inaugural da Fiocruz Ceará será retransmitida no canal do youtube da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE). A aula será on-line, na próxima quinta-feira (22/04), 9h30, e será ministrada pelo professor Wilson Savino, Coordenador de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz e com a apresentação do Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda.
O tema escolhido para a atividade, que marca o início do ano letivo da instituição, foi “UBUNTU - Eu sou porque Nós somos”. Em meio à crise mundial que enfrentamos, o conceito de humanidade merece reflexão e a filosofia do UBUNTU remete à ideia de que uma existência está diretamente conectada a outra, enfatizando, a necessidade de união e consenso.
A aula contará ainda com a presença do coordenador geral da Fiocruz Ceará, Dr. Carlile Lavor. A coordenadora da Câmara de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz Ceará, Carla Celedônio fará a abertura do evento.
“Será um prazer ouvir o professor Savino que tanto contribui para a estruturação das atividades da Fiocruz Ceará, especialmente na área da pesquisa. É um pesquisador com muita experiência que trouxe um tema fundamental para tratarmos nesse momento tão desafiador que a pandemia nos obriga a viver, afirma a pesquisadora.
Savino é imunologista, pesquisador titular do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo, no Instituto Oswaldo Cruz. Membro da Academia Brasileira de Ciências e Academia Mundial de Ciências, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia e da Sociedade Brasileira de Biologia Celular. Entre outras honrarias internacionais, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Sorbonne, na França.
Savino começou a estudar o conceito de UBUNTU, a partir de suas reflexões sobre o individualismo crescente no mundo ocidental e a necessidade de haver um contraponto a essa tendência. O professor explica que expandiu o conceito para diversas áreas da sua vida pessoal e profissional, na perspectiva de trabalhar sempre em rede, no sentido de cooperar e não competir com o outro.
“É preciso ter uma atitude solidária frente ao mundo. É um grande desafio, mas se faz necessário, especialmente no Brasil com tantas desigualdades sociais. Na pandemia essas desigualdades ficaram ainda mais evidentes, por isso é importante expandir o conceito de UBUNTU”, ressalta Savino
Serviço:
Data: 22/04/21
Hora: 9h30
Assista: bit.ly/aulainauguralfioce ou https://www.youtube.com/user/CanalSecitece