16/07/2020
Fonte: CCS/Fiocruz
A Presidência da Fiocruz lamenta profundamente o falecimento, na quarta-feira (15/7), do professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) Jairo Dias de Freitas. Afetuoso e muito querido pelos colegas e alunos, Jairo tinha 56 anos recém-completados e lutava contra um câncer.
Jairo, que era apaixonado pelo ensino e pelo ofício de educador, era professor de Física na EPSJV desde 1992 – passou metade de sua vida na Fiocruz – e foi coordenador do Laboratório de Formação Geral na Educação Básica (Labform) por duas vezes. Jairo foi também um pesquisador no campo da saúde pública, dedicando-se à promoção da saúde e mantendo um olhar especial para os territórios, para a determinação social da saúde e para as possibilidades de iniciar na ciência os jovens cujas vidas são marcadas pela experiência da desigualdade.
Jairo deixou a esposa, Susy Mery, e dois filhos, Pedro Paulo e Laura. O corpo do professor Jairo Dias de Freitas foi enterrado nesta quinta-feira (16/7), no Memorial Parque Nicteroy, em São Gonçalo.