Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Instituto Oswaldo Cruz completa 120 anos


25/05/2020

Fonte: IOC/Fiocruz

Compartilhar:

Em 25 de maio de 1900, iniciavam as atividades científicas do então Instituto Soroterápico Municipal no Rio de Janeiro – hoje, Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Sob o desafio de produzir vacina e soro contra a peste bubônica, enfermidade que atingia o país na época, a recém criada instituição seguiu com brilhantismo a árdua tarefa a ser cumprida. Cento e vinte anos depois, a história se repete. O protagonista permanece o mesmo, firme na missão de realizar pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, inovação, serviços de referência e de coleções biológicas, visando à promoção da saúde. Já o antagonista é outro, chama-se SARS-CoV-2 ou, como muitos já conhecem, coronavírus. E é neste contexto de buscas por respostas para a pandemia de Covid-19, que o protagonista Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) irá comemorar, no próximo dia 25, 120 anos de existência – idade também compartilhada com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para a celebração, uma programação especial foi elaborada. Devido ao distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde, a comemoração será realizada por videoconferência. Às 14h, haverá a cerimônia de abertura com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e o diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leite. Em seguida, às 14h30, o cientista Paolo Pelosi, do Departamento de Ciências Cirúrgicas e Diagnóstico Integrado, da Universidade de Gênova (Itália), e a pesquisadora Patrícia Rocco, chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrarão, respectivamente, as palestras ‘Diferentes tratamentos para pacientes com Covid-19’ e ‘Os diferentes fenótipos da Covid-19’. Na ocasião, o pesquisador Marcelo Pelajo, chefe do Laboratório de Patologia do IOC, atuará como mediador.

No dia 29 de maio tem mais programação comemorativa. Em sessão especial do Centro de Estudos, o economista e cientista social, Eduardo Giannetti da Fonseca, ministrará a palestra ‘Cenários econômico, social e político do Brasil antes e após a pandemia COVID-19: uma análise crítica e construtiva’, às 10h. Nesta atividade, a mediação ficará a cargo do diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leite.

O evento poderá ser acompanhado exclusivamente pelo canal do IOC no Youtube.

PROGRAMAÇÃO

25 de maio

Sessão integrada IOC e Fiocruz

13h30 | Exibição de vídeos com depoimentos de pesquisadores, intelectuais e artistas

14h | Cerimônia de abertura
José Paulo Gagliardi Leite – diretor do IOC
Nísia Trindade Lima – Presidente da Fiocruz

14h30 | Conferências

Diferentes tratamentos para pacientes com Covid-19
Palestrante: Paolo Pelosi – Departamento de Ciências Cirúrgicas e Diagnóstico Integrado, da Universidade de Gênova, Itália

Os diferentes fenótipos da Covid-19
Palestrante: Patrícia Rocco – chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mediador: Marcelo Pelajo – chefe do Laboratório de Patologia do IOC

16h30 | Cerimônia de encerramento

29 de maio 

9h30 | Exibição de vídeos com depoimentos de pesquisadores, intelectuais e artistas
10h | Sessão Especial do Centro de Estudos
Cenários econômico, social e político do Brasil antes e após a pandemia COVID-19: uma análise crítica e construtiva
Palestrante: Eduardo Giannetti da Fonseca – economista e cientista social
Mediador: José Paulo Gagliardi Leite – diretor do IOC

Voltar ao topoVoltar