Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Posto de Orientação acolhe em Manguinhos


02/04/2020

Claudia Lima/CCS

Compartilhar:

Quem procura o Campus de Manguinhos em busca de assistência em função do novo coronavírus passou a receber orientação qualificada. Desde segunda-feira (30/3), as equipes das portarias devem encaminhar todos que chegarem com essa demanda para o Posto de Orientação, montado próximo à entrada principal da Avenida Brasil, no Centro de Recepção de Visitantes (Estação do Trenzinho).

O posto funciona de segunda a domingo, ininterruptamente, das 8h às 17h. Um enfermeiro e um técnico de enfermagem permanecem de plantão. Depois de acolher, ouvir e conversar com quem chega, os profissionais fazem os encaminhamentos necessários. Nenhum tipo de exame clínico é realizado no local.

“O objetivo é que a gente possa orientar a população que procura a Fiocruz com critérios técnicos. A proposta é que seja uma escuta de qualidade”, explica a coordenadora da área de Atenção à Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Patricia Canto. “Muitos querem fazer exame e ir par o INI, o que acaba sobrecarregando a equipe de atendimento”, afirma.

Quando é o caso de atendimento no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), o paciente segue já com uma avaliação prévia. Como parte dessa assistência emergencial, a VPAAPS mantém um médico plantonista diurno no INI. Esse profissional recebe as pessoas encaminhadas com relato de sintomas de gravidade e dá suporte às ações diárias da equipe do hospital.

No Posto de Orientação, foram colocados banners informativos sobre o fluxo de encaminhamento nos casos de suspeita de infecção pelo novo coronavírus. “O local é aberto, ventilado e as cadeiras foram colocadas em distância segura”, descreve Patrícia Canto. Além de equipamento de proteção individual, os profissionais de plantão contam com o apoio da equipe de limpeza, que faz a assepsia do local várias vezes por dia.
 

Voltar ao topoVoltar