16/12/2019
Fonte: IOC/Fiocruz
A cerimônia de entrega da 14ª edição do Prêmio Capes de Tese reconheceu a pesquisa do farmacêutico Jorlan Fernandes, realizada na Pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Ao lado da orientadora do projeto, Elba Lemos, chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC, e da coordenadora do Programa, Marta Mutis, Jorlan recebeu o Prêmio da categoria Medicina II.
O evento destacou também o trabalho da pesquisadora Fernanda de Bruycker Nogueira, do Laboratório de Flavivírus do IOC. A pesquisa desenvolvida na Pós-graduação em Biologia Parasitária recebeu menção honrosa da categoria Ciências Biológicas III. O estudo foi orientado pela pesquisadora Flavia Barreto dos Santos, do Laboratório de Imunologia Viral do IOC. O diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leite, participou da cerimônia, que ocorreu nesta quinta-feira, 12, em Brasília. “Em um momento de cortes de verbas para a ciência e a educação, com perda de bolsas principalmente nos programas de pós-graduação com notas 3 e 4, é fundamental destacar o impacto da pesquisa científica e a relevância da formação de recursos humanos no país”, afirmou José Paulo, ressaltando a importância da pesquisa científica para enfrentar os problemas de saúde pública do Brasil.
O resultado da premiação foi anunciado no dia 5 de setembro. Os trabalhos também foram homenageados em cerimônia realizada no dia 15 de outubro, em atividade integrada à Semana da Educação na Fiocruz.
Saiba mais sobre os estudos do IOC contemplados:
Alerta para a vigilância de vírus transmitidos por roedores silvestres
Mais em outros sítios da Fiocruz