19/10/2005
Evento comemora os cem anos da Fiocruz na Amazônia
Para marcar os cem anos da presença da Fiocruz na região amazônica, o Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (CPqLMD) organiza, de 18 a 21 de outubro, o seminário Saúde, Meio Ambiente e Cultura: 100 anos de Oswaldo Cruz na Amazônia, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz. As conferências, palestras e mesas redondas do evento discutem as condições de vida e saúde na área, de uma perspectiva histórica, sociológica, antropológica, sanitária e biológica.
Voltado para pesquisadores e estudantes das áreas de saúde, meio ambiente e cultura, o seminário conta com cerca de cem participantes. No dia 19, a conferência principal discutirá os desafios e as perspectivas na assistência e na pesquisa em saúde na Amazônia. Os impactos ambientais e doenças causados por grandes projetos e as questões geradas nas relações entre culturas serão abordadas nos dias seguintes. Além das discussões, o evento promoverá ainda o lançamento de vídeos e uma exposição fotográfica.
A história da Fiocruz na Amazônia começou em 1905, com a inspeção sanitária aos portos de Belém, Santarém, Óbidos, Parintins e Manaus feita por Oswaldo Cruz. A iniciativa marcou o início das ações dos pesquisadores da instituição na região Norte, que culminou com a fundação do CPqLMD, em 2000.