20/03/2012
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e o laboratório nacional Libbs Farmacêutica anunciaram, nesta terça-feira (20/3), que iniciam ainda este mês a distribuição de 6,6 milhões de cápsulas do Tacrolimo na apresentação de 1mg. O produto é usado para evitar rejeição em transplantes de rins e fígados. Farmanguinhos adquiriu a tecnologia da Libbs num acordo que prevê também o fornecimento do insumo farmacêutico ativo pela empresa, permitindo assim o domínio em nosso país de toda a cadeia do medicamento.
O processo de transferência da tecnologia tem duração de cinco anos. Ao longo desse período, estima-se uma economia de R$ 240 milhões aos cofres públicos. A iniciativa integra a estratégia nacional de fortalecimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, por meio da Política de Desenvolvimento Produtivo, do Governo Federal.
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade técnico-científica da Fiocruz, é o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde.
Saiba mais no site do Farmanguinhos.