Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa respalda proibição de cigarros com sabor


15/03/2012

Compartilhar:

Pesquisa respalda proibição de cigarros com sabor

O Levantamento sobre o Controle do Tabagismo no Brasil, realizado recentemente com jovens de 13 capitais do país, fortaleceu a decisão da Anvisa de realizar audiências públicas para discutir novos regulamentos para os produtos derivados do tabaco. O resultado dessa mobilização saiu nesta terça-feira (13/3), quando a Anvisa aprovou a retirada de cigarros com sabor do mercado brasileiro em dois anos.

A pesquisa avaliou o papel do Programa Nacional de Controle do Tabagismo no país, comparando-o às melhores práticas globais e à experiência de outros países. Segundo a pesquisadora Luiza Costa e Silva, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (DEMQS/Ensp), e uma das coordenadoras do estudo, cerca de um terço da população entre 13 e 15 anos já experimentou produtos derivados do tabaco com aditivos e aromatizantes, afirmando ter sido por causa do seu sabor.

Desse modo, a pesquisa recomenda que o Brasil adote intervenções de controle mais abrangentes, como a elevação do preço dos cigarros, e o reforço de medidas como os ambientes livres de fumo.

Saiba mais no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar