28/02/2012
Reprodução: pesquisa revela falta de planejamento
Apenas 45% das mulheres que dão à luz no país planejam de fato a gravidez. Quem revela é o projeto Nascer no Brasil: inquérito sobre parto e nascimento, pesquisa de âmbito nacional que começou em fevereiro de 2010 e que apresenta agora seus resultados preliminares.
Com o objetivo de conhecer as complicações maternas e as dos recém-nascidos brasileiros, o projeto já entrevistou 92% - 22 mil - de uma amostra de 24 mil mulheres, em 191 municípios e 266 diferentes estabelecimentos de saúde. Além de revelar esse alarmante percentual de falta de planejamento reprodutivo, o estudo também já dispõe de informações sobre aspectos como interrupção na gravidez, assistência pré-natal, local e acompanhamento de parto, entre outros. Ele já aponta, por exemplo, que 53% dos partos no Brasil são cesáreos, com prevalência nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Nascer no Brasil: inquérito sobre parto e nascimento é realizado por um grupo de pesquisa composto por diversas instituições universitárias, pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A coordenação é da pesquisadora Maria do Carmo Leal, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).
Leia mais no Informe Ensp.