24/11/2011
IFF vira polo em pesquisa sobre infecção hospitalar
O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) acaba de tornar-se hospital-polo numa abrangente pesquisa sobre infecção hospitalar. O estudo, coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pretende estabelecer um panorama do problema em unidades públicas, privadas e filantrópicas de saúde de todo o território nacional. No estado do Rio de Janeiro, será uma equipe do IFF a responsável por visitar hospitais e realizar levantamentos.
Com o título “Infecções relacionadas à Assistência em Saúde em hospitais brasileiros: prevalência, fatores de risco, prognóstico, custos e infraestrutura para controle”, o projeto de pesquisa não tem caráter de auditoria ou fiscalizador, e pretende embasar políticas de prevenção e controle, além de estabelecer uma rede permanente de estudo sobre o tema. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, enquanto as Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (Iras), atingem de 5 a 10% dos pacientes internados nos países desenvolvidos, sua incidência pode ser de duas a 20 vezes maior nos países em desenvolvimento.
O IFF foi indicado para integrar o grupo pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Este vai oferecer suporte à pesquisa em questões laboratoriais, ficando o IFF responsável pelo trabalho voltado à assistência. O estudo será realizado em uma amostra de 270 hospitais de vários portes em âmbito nacional.
Leia mais no site do Instituto Fernandes Figueira.