Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Brasileiros falam de ciência e tecnologia através de enquete


16/02/2011

Compartilhar:

Brasileiros falam de ciência e tecnologia através de enquete

O brasileiro pouco sabe sobre ciência e tecnologia (C&T) desenvolvida no país. A enquete Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, realizada em 2010, também revelou que mais de 80% dos entrevistados desconhecem qualquer instituição de pesquisa científica no país e 87,6% não conhecem nenhum cientista brasileiro importante.

A pesquisa, constituída de questionários aplicados em 2.016 pessoas, contou com a participação de 52% do sexo feminino e 47,9% do sexo masculino. Foi coordenada pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, que contou com a colaboração da Unesco. Seu objetivo foi o levantamento do interesse, grau de informação, atitudes, visões e conhecimento que os brasileiros têm da ciência e tecnologia.  

Se por um lado o resultado da pesquisa apontou tal desconhecimento, por outro revelou que o brasileiro vem se interessando mais por C&T. O índice da enquete em relação ao interesse da população por essa área em 2010 foi de 65% e, em 2006,  41%. Dentre os assuntos de maior interesse em C&T destacam-se ciências da saúde, seguido de informática e computação. Sobre as razões pela falta de interesse, 36,7% afirmam não entender.

Leia mais no Portal da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Voltar ao topoVoltar