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Campanhas de saúde contra o fumo são avaliadas


30/07/2010

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Campanhas de saúde contra o fumo são avaliadas

No Brasil, 200 mil pessoas morrem anualmente em decorrência da exposição aos produtos do tabaco, sendo o tabagismo a principal causa de morte evitável e fator de risco para seis das oito doenças que mais matam, dentre elas infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, doenças pulmonar obstrutiva crônica e tuberculose. Com base na necessidade de reforçar ainda mais as advertências contra o uso de produtos derivados do tabaco, em pesquisa publicada na revista "História, Ciências, Saúde – Manguinhos", organizada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), pesquisadores das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminense (UFF) e Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) avaliaram a eficiência das novas campanhas do Ministério da Saúde nos maços de cigarros.

Os estudiosos explicam que, com o fim das propagandas, o meio mais efetivo de a indústria estimular a venda e o consumo de cigarros passou a ser sua própria embalagem. “Os fabricantes têm a clara noção de que o primeiro contato dos adolescentes com o cigarro é uma experiência desagradável devido ao efeito aversivo da nicotina e ao sabor forte do produto”, destacam os pesquisadores.

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