Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa revela formas mais comuns de violência contra pessoa idosa


25/05/2010

Compartilhar:

Pesquisa revela formas mais comuns de violência contra pessoa idosa

O abuso financeiro, psicológico e o abandono da família foram as formas de violência mais citadas pelos idosos nos Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapi), segundo pesquisa avaliativa realizada pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz).

Coordenador geral dos Direitos do Idoso da SEDH, Roberto Loyola, reconheceu a importância dos Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, pois, para ele, se trata de um espaço importante de denúncia de maus-tratos e acolhimento. "É difícil um idoso ir até uma delegacia para, muitas vezes, denunciar um filho ou um membro da família. No Centro, por intermédio de uma equipe multidisciplinar, há um trabalho com o indivíduo e ele é ouvido", comentou o pesquisador.

Os dados preliminares do estudo foram apresentados no seminário Avaliação da Atenção à Violência contra a Pessoa Idosa, realizado pelo Claves e pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, na quinta-feira (20/5), que reuniu os coordenadores dos 18 centros do país para discutir a pesquisa e elaborar o relatório final com base nos dados.

Leia mais no Informe Ensp/Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar