16/04/2010
Fundação abre chamada para área de bioinseticidas
A Chamada Pública nº 1/2010 - Bioinseticidas dirigido a empresas interessadas na transferência de tecnologia para o desenvolvimento e comercialização de Bioinseticidas com ação contra as larvas dos mosquitos da dengue, malária, filariose e contra pragas agrícolas já está aberto.
Com preparação em forma de pó ou comprimido, o agente larvicida tem dentre as suas vantagens competitivas: ser ecologicamente seguro; possuir atividade larvicida econômica; elevada dispersão no local de aplicação; assertividade em escala industrial e ser de fácil aplicação em locais de difícil acesso.
As pesquisas foram executadas no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz). O pedido de patente prioritário relacionado ao Bioinseticida contra o mosquito aedes aegypt é a BRPI0003314-06 e correspondentes no exterior.
O objetivo deste edital é promover mais um passo na consolidação das parcerias público/privadas no âmbito do Complexo Industrial da Saúde e assim proporcionar para a população brasileira mais um produto oriundo dos esforços nacionais de P&D.
O prazo para as empresas apresentarem a documentação e o Formulário de pré qualificação é 23/04/2010.
A principal diferença deste edital para o publicado anteriormente é a redução no valor da receita bruta exigida da empresa e a não exigência da comercialização anterior de produto similar nos moldes da resolução Anvisa RDC 326/05.
Mais informações na área de Contratos e Transferência de Tecnologia da Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec): (21)3885-1720, Patrícia Seixas ou Daniel Bartha ou email: gestec@fiocruz.br ou no Núcleo de Inovação Tecnológica de Farmanguinhos( NIT-FAR) (21)3348-5021 com Wanise Barroso.
Leia mais no site de Farmanguinhos/Fiocruz.