Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Gadelha será admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico


12/03/2010

Compartilhar:

Gadelha será admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico

De acordo com decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicado no Diário Oficial da União em 4 de março, o presidente Paulo Gadelha será admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Grã-Cruz, na categoria Ciências Biológicas. A homenagem é feita a personalidades que prestaram contribuições à ciência e à tecnologia. A classe Grã-Cruz é a principal honraria da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2006 a Fiocruz foi homenageada com a Medalha Nacional do Mérito Científico, concedida a instituições. Na ocasião, três pesquisadores da Fundação também receberam a homenagem: João Carlos Pinto Dias (CPqRR/Fiocruz Minas), Ricardo Ribeiro dos Santos (CPqGM/Fiocruz Bahia) e Samuel Goldenberg (ICC/Fiocruz Paraná).
 
A Ordem Nacional do Mérito Científico, instituída em 1993, premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia. O Decreto nº 4.115, de 6 de fevereiro de 2002, dispõe sobre a Ordem e estabelece suas duas classes: Grã-Cruz e Comendador. E fixa o quantitativo de 200 vagas para a classe da Grã-Cruz e de 500 para a de Comendador. Em 2010, 35 personalidades entrarão para a classe de Comendador.
 
O presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o ministro da Ciência e Tecnologia, o Chanceler. A Ordem tem um Conselho composto pelo ministro da Ciência e Tecnologia – que o preside na qualidade de Chanceler – e pelos ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação. O secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia é o secretário-executivo da Ordem. A Academia Brasileira de Ciências se incumbe das atividades administrativas da Ordem, de acordo com convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
 
As propostas de admissão ou promoção de personalidades no Quadro da Ordem ou de concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico podem ser apresentadas ao Chanceler pelos membros do Conselho, pela Academia Brasileira de Ciências ou por qualquer autoridade ligada à área da ciência e tecnologia. As propostas devem ser justificadas e acompanhadas do curriculum vitae dos candidatos.
 
(Fonte: Agência Fiocruz de Notícias).

Voltar ao topoVoltar