17/12/2009
Canal Saúde debate o programa Saúde da Família
O Sala de Convidados, do Canal Saúde / Fiocruz, nesta sexta-feira (18/12), às 13h, vai debater ao vivo as perspectivas e os desafios para a consolidação do Programa Saúde da Família. Um dos maiores entraves é a formação de profissionais para compor a equipe. No país, das 29.800 equipes de PSF, apenas 1.100 contam com médicos generalistas com especialização ou residência em medicina de família e comunidade.
A equipe do Canal Saúde acompanhou o 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizada no início do mês. Veja como foram os debates do evento, que destacou as principais características da especialidade: a de promover e trabalhar as relações entre pessoas, famílias, comunidades, profissionais e níveis do sistema de saúde.
No programa Sala de Convidados, o público participa ao vivo pela web canalsaude.fiocruz.br, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122. Se preferir, antecipe a participação pelo canal@fiocruz.br
Para discutir o tema com telespectadores e internautas estarão no estúdio representantes da Coordenação de Gestão do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Núlvio Lermen; da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Gustavo Gusso; da Secretaria de Saúde de Silva Jardim (RJ), Rodrigo Oliveira; e do Programa Saúde da Família de Niterói (RJ), Rodrigo Chaves.