10/05/2018
Por: Antonio Fuchs (INI/Fiocruz)
A 16º Semana da Enfermagem 2018 será comemorada no Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), no dia 11 de maio, e terá como tema A Enfermagem na linha de frente em epidemias emergentes e reemergentes. Organizado pelo Serviço de Enfermagem do INI, o encontro ocorrerá das 8h30 às 16 horas, no auditório do Pavilhão de Ensino.
As exposições abordarão temas diversos como: a assistência de enfermagem no extravasamento de quimioterápicos; as ações de enfermagem frente as vivências emocionais em pacientes com esporotricose; o preparo das equipes para enfrentamento das epidemias; a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; os cuidados de enfermagem na administração de Anfotericina B, além da apresentação do Rap da Febre Amarela.
O evento é aberto ao público e não necessita inscrição. Participe!
Origem do Dia Internacional da Enfermagem
O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado em 12 de maio e foi criado para homenagear Florence Nightingale. A inglesa é considerada a "mãe" da enfermagem moderna após ter trabalhado no cuidado de soldados durante a guerra da Crimeia, no século 19. Ela fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo, na Inglaterra, em 1860.
Dia da Enfermagem no Brasil
O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, instituída pelo então presidente Getúlio Vargas. Entretanto, é comum celebrar a Semana da Enfermagem, começando no dia 12 de maio (Dia Internacional da Enfermagem) e terminando em 20 de maio, com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.
Mais em outros sítios da Fiocruz