Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz abre curso sobre dengue em Manguinhos


23/11/2009

Compartilhar:

Fiocruz abre curso sobre dengue em Manguinhos

As inscrições para o 'Curso de Mobilização Contra a Dengue', que será promovido em dezembro pela Rede de Ações Integradas de Atenção à Saúde no Controle da Dengue ou Rede Dengue Fiocruz, estão abertas até sexta-feira (27/11). Voltado para moradores das comunidades de Manguinhos maiores de 18 anos e para agentes de endemias, o curso é mais uma das ações realizadas por participantes do Programa de Controle da Dengue em Manguinhos (PCDM), que visa a educação e prevenção para o combate à dengue através de jogos, oficinas, exibição de filmes e outras iniciativas. “Queremos levar essas atividades para dentro da comunidade e elevar ainda mais o número de pessoas informadas sobre a dengue e o mosquito vetor da doença”, comenta Nildimar Honório, responsável pelo projeto.

As inscrições para o 'Curso de Mobilização Contra a Dengue' podem ser realizadas, das 10h às 16h, no Espaço Casa Viva (Rua Capitão Bragança, 142) ou na Uadema/Napve (Rua Leopoldo Bulhões, 1480). O curso será realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, das 13h às 16h30, na sala 410 da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), e nos dias 15, 16 e 17, no mesmo horário, na sala 110 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Informações pelos telefones (21) 2209-2191 (Napve) e (21) 3869-8330 (Espaço Casa Viva).

A Rede Dengue Fiocruz também organizou, em outubro, outra atividade para conscientização em relação à doença. A oficina 'Os Pequenos Mosquiteiros' reuniu 40 crianças e adolescentes, de oito a 15 anos, moradoras de comunidades de Manguinhos, para participarem de jogos interativos sobre a dengue. A iniciativa foi organizada por pesquisadores de diferentes unidades da Fiocruz, bolsistas e voluntários, todos componentes do PCDM, em parceria com o Núcleo de Apoio às Pesquisas em Vetores (Napve), a União Ativista Defensora do Meio Ambiente (Uadema) e a RedeCCAP. 

Voltar ao topoVoltar