Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fonaudiologia beneficia pessoas com sequelas de doenças infecciosas


14/09/2009

Compartilhar:

Fonaudiologia beneficia pessoas com sequelas de doenças infecciosas

A estudante de fonoaudiologia Elisângela Miranda dos Santos, do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), sob a orientação da otorrinolaringologista Claudia Maria Valente Rosalino, está desenvolvendo projeto inédito que irá acompanhar em todas as doenças infecciosas atendidas no Ipec/Fiocruz o comprometimento de fala, respiração e deglutição. Não há relatos de outros centros no Brasil que façam reabilitação fonoaudiológica nos pacientes portadores de doenças infecciosas. O foco da pesquisa é especialmente pacientes portadores de leishmaniose.

Segundo Claudia Maria, mesmo quando o paciente é tratado a doença pode deixar sequelas como perfuração do septo nasal, que interfere diretamente na fala do indivíduo e na respiração e causa dificuldades ao engolir, necessitando reabilitação. “Com o estudo será possível avaliar a importância para o tratamento do acompanhamento fonoaudiólogo para benefício do paciente”, acredita a pesquisadora.

A estudante Elisângela acompanhará a triagem dos pacientes coordenada pela fonoaudióloga Ana Cristina Nunes Ruas. Ela fará uma análise retrospectiva de prontuários, com finalidade de selecionar os pacientes que ficaram com sequelas e também da inserção de novos pacientes que ainda estão em tratamento medicamentoso para a leishmaniose mucosa. “Será feita uma comparação dos pacientes tratados de leishmaniose mucosa antes e após a fonoterapia, para avaliar a qualidade de vida vocal”, acrescenta Elisângela.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar